sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Publicações recebidas - Novembro - II

«Boletim do Clube Filatélico de Portugal» nº 465 já chegou a casa dos associados, e aí está com esta capa que nos leva ao artigo do tema "Jogos Olímpicos", de Fernando Teixeira Martins, "XII Olimpíada 1940 - Tóquio e Helsínquia", a história destes jogos e do conflito armado que alterou o local da sua realização. Outros excelentes artigos são apresentados nesta edição, como é habitual no «Boletim do CFP», de que destaco: a segunda parte do artigo "Código Europeu contra o Cancro", de Carlos Freire de Oliveira; "Uma Reunião Internacional de História Postal em Lisboa", de Luís Frazão, autor e organizador deste encontro que se realizou no mês de Setembro; "Timor - A Censura Postal durante a Primeira Guerra Mundial", estudo dos irmãos Eduardo e Luís Barreiros; e "Ensaios e Provas para Selos Comemorativos do Presidente Carmona", de Claudino Pereira, entre outros artigos muito interessantes.



Do Brasil chegou a revista «FILACAP» nº 199, outra excelente publicação da filatelia e coleccionismo internacional, órgão oficial da Associação Cultural FILACAP, de Cachoeira Paulista, dirigida pelo Prof. José Maurício do Prado. Para além de muita informação das actividades de coleccionismo, apresenta sempre páginas das novidades filatélicas do Brasil e mundiais, uma área de pequenos anúncios muito útil para trocas e vendas, e os artigos de fundo muito interessantes. Na capa podemos ver e ler o artigo de Reinaldo Jacob "Jogo de Xadrez", e na publicação outros textos de que destaco: "Distrito Federal: do Rio de Janeiro para Brasília", de Agnaldo de Souza Gabriel; "A formação de escolas para cegos no Brasil", texto do Dr. Roberto António Aniche; "O Palácio da Alvorada", de Aluisio Queiroga; "Apolo 11, um passo gigantesco para a humanidade", de José Carlos Daltozo; e "Uma Ponte na Pintura Mona Lisa", de José Paulo Braida Lopes.



A seguir trago «The Philatelic Journalist» número 160, órgão oficial da AIJP - Association Internationale des Journalistes Philatéliques, com esta capa que relembra que está a decorrer a "MonacoPhil 2019", uma imagem de inauguração no Espaço Léo Ferré há alguns anos. Na capa vêm quase todos os temas que são abordados na publicação, temas importantes para os membros desta associação, pois traz informação sobre exposições, regulamentos, pontos de vista dos jurados de Literatura Filatélica, e as exposições que recebem o patrocínio da AIJP, e que são: a "MonacoPhil 2019", que está a decorrer; a "LONDON 2020", no próximo mês de Maio; a "30ª Internationale Briefmarkenmesse Essen 2020", de 14 a 16 de Maio; a "OSTROPA 2020", em Berlim; a "IBRA 2021", em Essen; e a "NOTOS 2021", na Grécia. Destaco ainda deste número a informação das Medalhas de Ouro Grande que os filatelistas portugueses Luís Barreiros e Eduardo Barreiros ganharam com as suas colecções de Filatelia Tradicional e História Postal na Exposição "STOCKHOLMIA 2019".

Sem comentários:

Enviar um comentário