quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Publicações recebidas - Novembro - I

A divulgação das publicações recebidas do associativismo filatélico começa hoje, e vou dedicar outros dias deste mês para concluir esta área. São publicações que nos trazem muita informação regional e não só, como esta da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", o órgão oficial «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» nº 11 de 2019, muito dedicado ao Natal 2019, e recordando outros anos anteriores, como mostra a capa nestes bonitos postais e sobrescrito circulado com carimbo especial de Christkindl. A sede da federação recebe mesmo algumas actividades relacionadas com este período, e lançamentos de selos nacionais e personalizados como podem ver no site. Outras notícias e temas completam esta edição.



A "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", de Itália, e a sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie" enviaram o seu jornal mensal «quaderno filatelico» nº 150, de Novembro, destacando mais fotografias e notícias da inauguração das suas salas de trabalho, que aconteceu em Setembro com a presença dos amigos franceses e das associações da região. Ainda a homenagem a Noé Piuzzi, que também aparece nas fotografias da inauguração e no momento da entrega das flores e pergaminhos. Outras notícias das novidades de "Foglietti Erinnofili", dos encontros de domingo para troca de ideias e materiais, sobre as exposições de Verona que acontece este fim-de-semana e a de Modena em Janeiro. Outros temas completam esta edição.



A história do plebiscito que aconteceu há cem anos em Cieszyn, na Silésia, é tema de capa e artigo de Jerzy Walocha no órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", a revista «Filatelista» nº 1165, referente a Novembro, com imagens na capa de alguns documentos dessa época, sendo o artigo no interior bastante documentado com imagens de outras peças. Outros interessantes textos que destaco: "Combate a Piratas no Oceano Atlântico - parte 2", um texto de Marian Wawrzynkowski; "A Actividade de Correio Aéreo na Polónia nos anos de 1951 a 1956", de Andrzej Klosinski; e as participações dos filatelistas polacos na Exposição Mundial da China, e na "BELPHILA 2019", da Bielorrússia.



Outra publicação que recebo mensalmente é o «Philatelic Monthly Woopyo», e este é o nº 646 do órgão oficial da Federação Filatélica da Coreia do Sul, publicação com informação da filatelia regional e de outros países, destacando a participação coreana em exposições e reuniões. Os temas de ciências, da arte, da vida animal e outros estão sempre presentes nestas publicações, dando conhecimento de estudos temáticos e como organizar as colecções, mas também contemplam as áreas da história postal, da aerofilatelia, filatelia tradicional e muito mais. Neste número em destaque estão os 30 anos da queda do Muro de Berlim, a música clássica, a arte de Van Gogh, os temas de aves e Papas entre outros.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário