quarta-feira, 21 de outubro de 2020

10 Anos do Clube de Poços de Caldas

Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas - ClubFila Poços, de Minas Gerais, no Brasil, está a comemorar dez anos de existência e lançaram o selo personalizado que mostro na imagem. Enviaram-me um texto da autoria de Francisco Braido, actual Presidente da Direcção, texto que transcrevo aqui na íntegra, com desejos de muitos anos de vida para este clube e respectivos divulgadores da filatelia.

         Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas - CFNPC: 10 anos de Actividades

Um clube jovem e com muitas ações através da filatelia e da numismática, sempre incentivando a cultura e o colecionismo. Foi na Exposição Filatélica Nacional - Sul das Gerais: A energia das águas - em março de 2010, que houve o interesse em criar um clube de colecionadores, uma vez que na cidade de Poços de Caldas não havia qualquer movimento semelhante.

A feliz iniciativa partiu de William Rayel e Fernando Albino que, no momento, manifestaram o interesse de criar um clube, naquela Exposição, realizada com o apoio dos Correios e de Marcelo Pardini, que se tornou depois, o primeiro presidente, do CFNPC.

A data da sua fundação foi a 29 de Maio de 2010. E nesses 10 (dez) anos de atividades, através de sócios, com o apoio de algumas parcerias, promoveu várias Mostras Filatélicas, Encontros, Exposições, além de levar às Escolas os objetivos do Clube.

Em funcionamento, foi criada a sua logomarca, por Victor Hugo Manata Pontes, baseada em dois elementos: o Monumento Minas ao Brasil e a Moeda Comemorativa do I Centenário da cidade de Belo Horizonte.

A cada 2 (dois) anos é realizada a eleição para a formação de sua diretoria executiva. Entre presidentes e vices, já passaram por ela: Marcelo Pardini, William Rayel, Ednan Dias Neto, Roberto Silva - "in memoriam", Fernando Albino e, na gestão 2020/2022, Francisco Braido.

Tradicionalmente, no último sábado de cada mês, é realizado o Café Encontro, onde os sócios, convidados e os amigos do Clube se reúnem para as respectivas as reuniões, os encontros, as trocas de materiais e os eventos.

Como o Clube ainda não tem sede própria, os encontros eram realizados, inicialmente, nos Correios, especialmente no espaço destinado à Agência Filatélica, posteriormente, nas Termas "Antônio Carlos", importante ponto turístico da cidade e, atualmente, os encontros são feitos no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.

No dia 29.05.2020, o Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas completou 10 anos de atividades, mas devida a pandemia mundial da Covid-19, as reuniões foram suspensas, atendendo aos protocolos sanitários.

Todavia, já estava em andamento, a confecção do selo personalizado, em comemoração aos 10 anos do clube.

São com estas palavras que homenageamos este clube, que através de suas ações, promove a cultura, incentiva o colecionismo e projeta a cidade de Poços de Caldas para o Brasil.

A fotografia que estes amigos enviaram, mostra um encontro no Museu de Poços de Caldas, com a presença de vários membros fundadores, sócios, convidados e visitantes, que convivem e desenvolvem o gosto pelo coleccionismo.




   

13 comentários:

  1. Excelente, amigo Mário Paiva. Em nome do Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas - Brasil, agradeço a publicação em homenagem ao nosso clube. Receba o nosso abraço e o muito obrigado. Francisco Braido.

    ResponderEliminar
  2. parabéns Chico por esta homenagem e interação com um povo tão especial grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Honrado em participar desse clube Abraço a todos!!

    ResponderEliminar
  4. Parabens aos fundadores deste maravilhoso clube e atual presidencia do Sr Francisco Braido que com seus conhecimentos e contatos internacionais vem divulgando nosso clube ao mundo. Obrigado Sr Mario Paiva por ceder um espaço importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Duz, você faz parte desta história e da trajetória do CFNPC. Um abraço.

      Eliminar
  5. São 10 anos de muitas realizações e contribuição para a cultura poços-caldense.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O CFNPC agradece e muito a sua participação e contribuição Prof. Hugo Pontes. Um abraço!

      Eliminar
    2. O CFNPC agradece e muito a sua participação e contribuição Prof. Hugo Pontes. Um abraço!

      Eliminar
  6. Sem dúvida o Clube Filatélico, nesses 10 anos contribuiu para as atividades afins e para a cultura da cidade no momento em que - através das exposições - chegou a um público maior e aos estudantes das escolas locais.

    ResponderEliminar
  7. O CLUBE FILATÉLICO DO AMAZONAS Parabeniza os amigos pela sua primeira década

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em nome do Clube Filatélico e Numismático de Poços, agradeço a felicitação e, desde já, fica um convite para conhecer as nossas atividades. Um grande abraço.

      Eliminar