A excelente literatura filatélica que chega regularmente do Brasil é o tema da divulgação de hoje, com a revista impressa da Sociedade Philatelica Paulista e as publicações digitais da FILABRAS e da FEBRAF. E a primeira é o número 237 do «Boletim Informativo da Sociedade Philatelica Paulista», sociedade com intensa actividade de divulgação para os associados e público coleccionista em geral, que vai realizar a primeira grande "Exposição Virtual de Filatelia - XII EXPO SPP" de 12 a 18 de Outubro, sendo seu Comissário Geral o filatelista Reinaldo Basile Jr.
A Covid-19, que apanhou todos de surpresa e alterou a vida associativa de todo o mundo, é tema dos editoriais e preocupação destes dirigentes filatélicos, que logo arranjaram maneira de divulgar a filatelia de forma virtual com as excelentes sessões da "SPP Conecta" dirigidas pelo amigo Ygor Chrispin. Mas a publicação apresenta muitos temas, como é habitual, com destaque para a aerofilatelia, a História Postal de São Paulo e outros temas muito interessantes, para além da divulgação da vida associativa.
O «Boletim da FILABRAS» número 4, é a publicação da "FILABRAS - Associação dos Filatelistas Brasileiros", a grande associação virtual que já ultrapassa quinhentos e sessenta sócios, não só do Brasil mas também de muitos outros países. É publicação gratuita para os seus associados, com artigos de vários temas enviados por sócios e dos dirigentes associativos, de que se destaca neste número uma síntese histórica dos dez primeiros clubes filatélicos existentes no Brasil, seguindo-se a FILABRAS e a FEBRAF - Federação Brasileira de Filatelia.
Muitos outros temas completam esta edição, com estudos e artigos muito interessantes ou as informações e artigos de dirigentes desta associação, a que todos os filatelistas podem ter acesso, bastando fazer a inscrição na FILABRAS, que é gratuita e já tem muitas áreas de apoio aos associados, como podem ver na página de Facebook.
Esta última imagem é do «Boletim da FEBRAF» do mês de Setembro, a publicação digital da "Federação Brasileira de Filatelia" (www.febraf.net.br) que pode ser pedida por todos os filatelistas interessados, bastando enviar um e-mail para a secretaria da federação, cujo endereço electrónico aparece nesta primeira página. O destaque deste mês são as exposições internacionais que foram adiadas devido à pandemia, estando aqui um calendário com as datas e alguns websites das principais exposições do próximo ano e 2022. Agora é só esperar que a situação sanitária mundial não altere isto tudo outra vez. Quanto ao tema "Coleção do Mês", desta vez é apresentado por Luiz Cláudio Fritzen, "Suécia - Selos Ordinários 1920-39", um estudo pessoal sobre várias diferenças encontradas nesta emissão.
Sem comentários:
Enviar um comentário