quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Publicações recebidas - Outubro - I

 O "Clube Filatélico Brusquense", de Brusque, Santa Catarina, no Brasil, comemorou no passado mês de Julho 85 anos da sua fundação, clube dirigido por Jorge Paulo Krieger Filho que me enviou as imagens da última edição do «Boletim Filatélico», o número 33 referente aos meses de Setembro e Outubro, publicação que destaca a "Arte Sacra na Filatelia Brasileira - sugestão para uma coleção temática". Outro destaque desta excelente publicação vai para as comemorações do aniversário, com as muitas mensagens de parabéns e incentivo, incluindo a dos órgãos municipais locais, e para os lançamentos do selo personalizado e carimbo comemorativo. Outro aniversário que teve a participação do Clube Filatélico Brusquense, foi dos 60 anos do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, apresentado nesta edição com selo personalizado que podemos ver nesta capa do «Boletim Filatélico». Outros artigos e notícias completam esta edição.




De Itália chegou o «quaderno filatelico» número 157, o órgão da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara" e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", com várias informações da vida associativa destes coleccionadores. Na primeira página desta publicação apresentam um artigo de Massimo Santonastaso, um colaborador assíduo da associação com vários artigos temáticos publicados nas últimas edições do «quaderno filatelico». Também Giorgio Baccheschi, Presidente do Circolo Filatelico Numismatico Pesarese, apresenta dois artigos, um sobre o maestro e compositor Rossini, e uma carta aos responsáveis pelas emissões de selos em Itália, um problema que Luigi Santini vem alertando há muito tempo nestas publicações e junto dos responsáveis dos Correios de Itália.




Chegou também a revista «Filatelista» nº 1175, referente a Setembro deste órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", com esta capa que nos remete para a Batalha de Westerplatte, em Setembro de 1939, o artigo de fundo de Marian Wawrzynkowski, autor de muitos trabalhos nesta área para a publicação, e que desta vez traz o artigo que traduzido à letra do inglês tem por título "Eles foram directos para o céu em grupos de quatro", batalha que é ainda uma referência da História da Polónia. Outra chamada na capa vai para o artigo de Leslaw Schmutz sobre a emissão local de Kalisz em Novembro de 1918. Ainda Andrzej Klosinski continua nesta edição apresentar o estudo sobre actividade do correio aéreo na Polónia, desta vez do ano de 1964, autor que tem vindo a publicar estes artigos nas últimas edições. Outros artigos e notícias completam esta edição. 



Sem comentários:

Enviar um comentário