sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Publicações recebidas - Outubro - II

 Já chegou há algum tempo, mas só agora consegui divulgar, é o «Boletim da FILABRAS» número 5, referente a Setembro e Outubro desta excelente publicação digital da "FILABRAS - Associação dos Filatelistas Brasileiros", boletim que todos os filatelistas podem consultar nesta ligação à página de Facebook da associação, mas que o mais certo é inscreverem-se pois é gratuita e com muitos benefícios para todos os coleccionadores, não só do Brasil, mas de todo o mundo.

Nesta publicação há um destaque especial para o desporto e para o basquetebol, com homenagem ao campeão Oscar Schmidt, o "Mão Santa", e representando todos os selos emitidos no Brasil sobre esta modalidade, e também um destaque para as "Mulheres na Filatelia" com vários artigos muito interessantes, e mesmo a lista de associadas desta nossa FILABRAS. Muitos outros artigos completam esta edição com autoria de vários associados, como o artigo do filatelista, maximafilista e autor de literatura filatélica, Américo Lopes Rebelo, de Portugal, com o artigo "A Andorinha-do-mar Anã vista através da Maximafilia". O «Boletim da FILABRAS» tem ainda um suplemento especial de Paulo Ananias Silva, "O Estado do Pará e a Filatelia". Procurem esta publicação no Facebook e façam-se sócios da Associação dos Filatelistas Brasileiros.




A seguir trago-vos uma novidade na nossa página, a revista «Contact» nº 179, órgão da "Great Britain & Commonwealth Philatelic Society (Switzerland)", sociedade fundada em 1978 e que tem membros na Suíça, Alemanha, Reino Unido e muitos outros países, sociedade que vocês podem ficar a conhecer através da ligação directa que deixei aqui para o website, e que é especializada para os coleccionadores da filatelia britânica e da sua comunidade. Como podem ver pelas imagens é uma dupla publicação, de um lado normal, e do outro dedicada à Assembleia Geral Anual para o dia 24 de Outubro, o convite e todos os procedimentos que terão de tomar devido ao vírus, pandemia que mudou o mundo como diz a primeira capa com esta imagem do bloco da Serra Leoa com os selos Penny Black com vários modelitos de máscaras anti-Covid.

Como sociedade especializada, ajuda os seus associados com estudos sobre história postal, sobre documentos antigos, sobre os selos destes países e territórios e de outras áreas que integram a filatelia, e estas publicações dão essa ajuda com textos e estudos de várias especialidades, tornando-as excelentes contributos para o coleccionismo. Outras notícias da vida associativa, e o relatório e contas do ano passado para ser aprovado na assembleia, completam esta edição.





O «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreiche» número 10 de 2020, é já uma publicação habitual nesta nossa página, o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", com esta capa dedicada aos 75 Anos da Organização das Nações Unidas, e com destaque para o lançamento de selo personalizado que vão realizar na sua sede a 21 de Outubro, comemorando a instalação do telefone na Áustria em 1881. Esta edição tem editorial de Alfred Kunz, dirigente filatélico austríaco que esteve em Portugal no ano passado, aquando da realização da Exposição "Atlantic Alpen Adria 2019", em Viana do Castelo.

Este mês dedicam uma das áreas da publicação às Ilhas Cayman, com algumas referências geográficas e turísticas, para além de informações filatélicas e imagens de selos e outras peças. Tem também o habitual suplemento "Album", com todas as informações actuais dos Correios da Áustria, as novas emissões deste mês, a marcofilia comemorativa e todos os outros produtos que comercializam. Outro tema que desenvolvem é sobre a UNESCO e os selos associados ao tema, e claro que apresentam toda a informação da vida associativa austríaca, calendário com actualização de reuniões, exposições e iniciativas das várias organizações, e artigos de fundo de história postal, filatelia temática e outros especializados.



Sem comentários:

Enviar um comentário