terça-feira, 6 de outubro de 2020

Emissões de Setembro no Vaticano

 No dia 10 de Setembro foram lançadas novidades pelo Serviço Filatélico dos Correios do Vaticano, e a primeira imagem é do selo que comemora o "Centenário da Proclamação de Santo Efrém da Síria como Doutor da Igreja", que aconteceu pela mão do Papa Bento XV em 5 de Outubro de 1920. A artista Daniela Fusco reproduz de forma iconográfica a imagem do Santo e os símbolos marianos. O trabalho de impressão foi de Printex, de Malta.

O Vaticano está a celebrar 50 Anos de Relações Diplomáticas com a Costa do Marfim, e pela primeira vez lançaram uma emissão conjunta com um país africano, selo que mostra o Papa Francisco e o Presidente Alassane Ouattara, com a Basílica de Santa Maria da Paz, em Yamoussoukro, construída entre 1985 e 1989 no modelo de São Pedro no Vaticano. O trabalho de impressão desta emissão foi de Printex, de Malta.

A última imagem desta série é do bloco filatélico comemorativo do "100º Aniversário da Fundação do Apostolado do Mar", bloco com dois selos representando marinheiros num pequeno barco a rezarem à Virgem Maria durante uma tempestade. É um trabalho artístico de Stefano Morri, com impressão de Joh. Enschedé Security Print, dos Países Baixos.





Ainda no dia 10 de Setembro puseram a circular o aerograma que mostro a seguir, um trabalho inspirado nas palavras do Papa Francisco no Domingo de Ramos: "Caros amigos, vejam os verdadeiros heróis que vêm à tona hoje em dia: não são aqueles que têm fama, dinheiro e sucesso, mas aqueles que se entregam para servir aos outros". É um trabalho artístico de Marco Ventura, com impressão de Joh. Enschedé Security Print, dos Países Baixos.

Editaram também estes quatro inteiros postais dedicados à Encíclica Laudato si, que mostram pinturas da cúpula da Capela Gregoriana da Basílica de São Pedro, executadas entre 1775 e 1779 com base em desenhos de Salvatore Monosilio, que representam a Lua, a Água, a Palmeira e o Sol. O selo impresso nos postais mostra a Virgem do Socorro, preservada na Capela Gregoriana. É um trabalho de impressão da Tipografia Vaticana.




Sem comentários:

Enviar um comentário