quarta-feira, 14 de outubro de 2020

A Nossa Atitude em Relação ao Meio Ambiente

 Quantas vezes deparamos ou fazemos poluição ambiental nas nossas cidades ou ruas? A falta de civilidade está a tornar o nosso planeta, a nossa casa comum inabitável. Não são só as grandes fábricas e poluidores, são também os combustíveis, aquilo que usamos no dia a dia, os rios e oceanos cheios de lixo que é descartado, não se respeitando a reciclagem e o meio ambiente. Tudo isso vai reduzir a vida na Terra, e não podemos olhar para o lado e dizer que não nos vai afectar, vai afectar sim, mais cedo ou mais tarde muitos de nós ou das nossas famílias.

Deitar beatas ou pastilhas para o chão, despejar lixo doméstico sem ser nos locais próprios, ou pintar paredes como se fosse arte urbana e de arte não tem nada, só poluição visual, são formas de poluir não tão rápida como a dos grandes poluidores, mas igualmente prejudiciais e que demonstram a incivilidade humana. Os Correios da Eslovénia lançaram no dia 25 de Setembro esta série de selos auto-adesivos, com trabalho de ilustração de Zlatko Drcar, e impressão de Agencija za Komercijalnu Djelatnost d.o.o., de Zagreb, na Croácia. É uma forma muito importante de ensinar.

O amigo Janko Stampfl, autor e jornalista filatélico esloveno, enviou-me esta série em sobrescrito de primeiro dia, e artigos que fez para o jornal sobre esta emissão, e também sobre uma emissão anterior da Dinamarca que publicou em 1991, sobre este mesmo tema da poluição e atitudes civilizadas.





Sem comentários:

Enviar um comentário