sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Publicações recebidas - Outubro - III

 Chegou o «Boletim da FEBRAF» do mês de Outubro, publicação digital da "Federação Brasileira de Filatelia" que todos podem receber na vossa caixa de correio electrónica, bastando enviar o pedido para a secretaria desta federação. Nesta primeira página que mostro aqui, o destaque vai para o aniversário de Pelé, que completou 80 anos no passado dia 23 de Outubro, comemoração que deu origem ao lançamento do selo personalizado e ao tema da "25ª Exposição Filatélica e Numismática de Santos - SANPEX 2020".

Estes amigos editores, Rogério Dedivitis e Ygor Chrispin, destacam ainda o lançamento da 2ª edição do Catálogo Ilustrado de Máximos Postais Brasileiros, de Agnaldo de Souza Gabriel, e no artigo do mês, "Correspondência Brasileira Censurada: da Primeira Guerra Mundial (1917) ao Estado Novo (1937)". Não se esqueçam de pedir para receber esta excelente publicação no e-mail.




A seguir mostro-vos a capa de «Filatelista» número 10 de 2020 (1176), o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", capa que destaca o "Dia do Correio Polaco" a 18 de Outubro, e a "Semana Internacional da Carta Escrita", de 9 a 16 de Outubro coincidindo com o Dia Mundial dos Correios, e mostrando estes selos suíços que incentivam à escrita quando há nascimentos, casamentos, o agradecimento a alguém ou o envio de condolências, selos com desenho artístico de Hans Kühne lançados no dia 3 de Setembro.

É uma publicação que apresenta sempre muitos estudos e textos sobre vários temas, de que destaco sempre alguns, como: "A actividade do Correio Aéreo na Polónia no ano de 1965", de Andrzej Klosinski; o artigo de Stefan Petriuk sobre a documentação histórico-postal de Katyn, que esteve no leilão deste mês de Outubro em Berlim, de Auktionshaus Schlegel; e a segunda parte do artigo sobre a Estação Antárctica "Mirnyj" - Os Primórdios do Correio Polar, entre outros artigos e estudos muito interessantes.




Da Austrália chegou a publicação «APF News» número 1 do volume 34, referente a Junho deste órgão oficial da Federação Filatélica Australiana - "Australian Philatelic Federation" com edição de Darryl Fuller. A capa mostra uma imagem da Cerimónia de Palmarés da Exposição "Camberra Stampshow 2020", que se realizou em Março. Esta é uma publicação que podem ver na íntegra no site desta federação australiana.

A vida associativa destes filatelistas está sempre presente nestas publicações, com destaque para a participação e prémios obtidos nas exposições nacionais e internacionais, como a "EPAEX 2020", no Dubai, a classificação geral da "Camberra 2020", ou os resultados da "Aeropex 2019". Também o calendário das exposições e alterações de datas devido à pandemia merece atenção, com as organizações arranjarem alternativas no digital e nas exposições virtuais.



Sem comentários:

Enviar um comentário