sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Emissões dos 500 Anos do Correio em Portugal

 Nos últimos cinco anos o "Dia Mundial dos Correios" foi celebrado em Portugal com emissões que foram contando a História dos Cinco Séculos do Correio em Portugal, pois foi a 6 de Novembro de 1520 que foi criado o ofício de Correio-Mor. Esta quinta e última emissão deste tema foi lançada hoje, dia 9 de Outubro pelos CTT - Correios de Portugal, e é uma bonita homenagem a todos os trabalhadores que ao longo destes quinhentos anos fizeram esta empresa funcionar, muitas vezes nas condições mais difíceis mas pondo sempre os portugueses e o país em primeiro lugar. Nestes tempos de pandemia era lógico uma emissão que homenageasse todos os profissionais que fizeram o país avançar, e esta faz essa homenagem não só aos trabalhadores dos correios, mas também a todos os outros.

O trabalho de ilustração e design é de Luís Taklim, e a impressão é de Cartor Security Printing, de França. Lançaram também este Sobrescrito-Moeda com a imagem "A Mala Posta", óleo sobre tela de José Pedro Martins Barata, de 1973, da colecção dos CTT - Correios de Portugal, e à guarda da Fundação Portuguesa das Comunicações. A moeda de €5,00 tem design de Luiz Duran e cunhagem da Imprensa Nacional - Casa da Moeda.

Houve também a edição de livro temático "500 Anos do Correio em Portugal", da autoria de Fernando Moura, obra que nos conta a história destes últimos quinhentos anos de serviço postal e do país, uma ligação intrínseca que só pode ser valorizada. E essa ligação aos portugueses e a todos os clientes dos CTT só podia dar nesta emissão "Obrigado, Portugueses!", o selo que está a ser oferecido até dia 6 de Novembro em todas as Estações de Correio, uma bonita e simples imagem criada pelo artista João Machado, e impressa pelos Correios da Bélgica - Bpost Philately & Stamps Printing.










Sem comentários:

Enviar um comentário