quinta-feira, 8 de abril de 2021

100 Anos de "Le Philatéliste Belge"

 Cem anos é uma importante data na vida de uma publicação e de quem a faz, uma afirmação de vontade e de querer fazer sempre bem e melhor. É «Le Philatéliste Belge», o órgão oficial da "Société Philatélique Belge" e da "Académie Royale de Philatélie de Belgique", que completou no final do ano passado cem anos de existência, vida que não foi fácil, como diz o seu editor Patrick Maselis, com algumas interrupções e novas séries. Mas aqui está, é o número 36 da revista trimestral, que desta vez é especial e uma grande obra da literatura filatélica mundial, com mais de duzentas páginas recheadas de excelentes artigos de dezoito filatelistas europeus.

A capa mostra o primeiro número desta publicação, lançada no dia 15 de Outubro de 1920, que na altura era o órgão oficial dos principais círculos filatélicos belgas, como refere na sua capa. Hoje, é uma revista que nos traz sempre bons artigos e estudos de história postal, tanto da Bélgica como do mundo, e neste número especial a participação do filatelista português, Dr. Luis Frazão com o artigo "Dépêches télégraphiques de l'Etat Indépendant du Congo, envoyées à partir de la West African Telegraph Company à Sao Thomé", um estudo baseado na sua colecção de inteiros postais de São Tomé e Príncipe.

Para além da participação do editor Patrick Maselis, que é Presidente do Club de Monte-Carlo e organizador da "MonacoPhil", há textos dos membros da redacção da publicação, Philippe Lindekens, Daniel Goffin, Thomas Lindekens e Vincent Schouberechts, dos presidentes da Sociedade Filatélica Belga, Leo De Clercq, e da Academia Real Belga de Filatelia, Henk Slabbinck, e de outros eminentes filatelistas, como Robert Abensur, Michel Letaillieur, Mireille Lutz, Luc Selis, Hubert Caprasse, Jean Voruz, Jean Deposson, James Van der Linden, Mark Bottu e Ruud Verberne.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário