sexta-feira, 30 de abril de 2021

Os Animais do Quirguistão

 Seja para divulgar as campanhas de protecção, mostrar as espécies endémicas ou simplesmente nos dar a conhecer os animais domésticos, o Kyrgyz Express Post tem sempre belíssimas emissões filatélicas sobre este tema, como estas que divulgo hoje que foram lançadas recentemente, ou que ainda não tinha divulgado. E a primeira imagem é do "Abutre barbudo", o terceiro selo da série "Ave do Ano" lançado no passado dia 31 de Março, uma ave de rapina que consta do Livro Vermelho da República do Quirguistão para as espécies ameaçadas de extinção. É um trabalho de design de Daria Maier, e impressão de Nova Imprim, de Chisinãu, da Moldávia, empresa impressora que executa os trabalhos de selos e peças filatélicas para o KEP.



Estas espécies que mostro a seguir também constam do Livro Vermelho, da área dos peixes, e embora o país não tenha acesso ao mar, a sua fauna é bastante rica nos rios e lagos existentes com espécies endémicas, como: o Issyk-Kul Marinka ( Schizothorax issykkuli); Ostroluchka oriental (Capoetobrama Kuschakewitschi); Peixe-gato do Turquestão (Glyptosternon reticulatum); e Pike Asp (Aspiolucius esocinus). O impacto negativo no número e diversidade da fauna aquática é causado por factores humanos como a poluição, a irrigação, a pesca abusiva e a introdução de espécies exóticas. O trabalho de design da emissão foi de Vladimir Melnic, e o primeiro dia de lançamento foi a 18 de Março.



A 17 de Dezembro de 2020 lançaram o segundo selo da "Ave do Ano", a Toutinegra-de-sobrancelha-branca, uma ave rara e não migratória do Quirguistão que é encontrada em terras arbustivas das montanhas da Ásia Central. É um trabalho artístico de Daria Maier, baseado em fotografias de Ivan Turkovskii. A imagem que apresento é da folha miniatura com cinco selos e uma vinheta sem valor facial. No site do Kyrgyz Express Post, o segundo operador postal do Quirguistão, vão encontrar todas estas imagens e as outras peças filatélicas que editam para cada emissão.


Sem comentários:

Enviar um comentário