sábado, 10 de abril de 2021

Os Selos Franceses de Março - I

 Duas importantes figuras da comédia mundial do século vinte são celebradas com selos postais dos Correios de França - La Poste, que lançaram no dia 1 de Março o selo comemorativo dos 100 Anos do Filme "The Kid", a primeira longa metragem de Charlie Chaplin que aqui contracena com o estreante actor infantil Jackie Coogan, com apenas seis anos. É uma comédia e drama, características tão presentes na filmografia de Chaplin. É um trabalho de ilustração de Stéphane Humbert-Basset, e gravação de Pierre Bara.


O outro actor cómico homenageado é Louis de Funès (1914-1983). Quem não se lembra dos seus filmes dos anos 50, 60 e 70? Eu recordo, e o pessoal da minha geração também. Nesta emissão de carteira especial com quatro selos auto-adesivos, são recordados carros que fizeram parte das filmagens mais emblemáticas deste actor: o Citroën 2CV e o Cadillac DeVille do filme "Le Corniaud", realizado por Gérard Oury em 1964; o Citroën DS volante do filme "Fantômas se déchaîne", realizado por André Hunebelle em 1965; e o Citroën DS do filme "Les Aventures de Rabbi Jacob", realizado por Gérard Oury em 1973. É um trabalho de ilustração de Albin de la Simone, cantor, compositor e desenhador, a concepção gráfica é da Cinemateca Francesa/Mélanie Roero, e o design gráfico final é de Agence Huitième Jour. Estas imagens e outras relacionadas com os filmes de Louis de Funès, estão em exposição temporária na Cinemateca Francesa. 



No dia 15 de Março lançaram o selo da "Ordem de Mérito Agrícola", uma distinção instituída em 7 de Julho de 1883, e destinada a recompensar as mulheres e os homens que prestam serviços relevantes à agricultura francesa. É um trabalho artístico de Sandrine Chimbaud, baseado em fotos do Museu da Legião de Honra e das Ordens de Cavalaria, de Paris. Hoje em dia todas as actividades da indústria agro-alimentar estão abrangidas por esta distinção honorífica.


Sem comentários:

Enviar um comentário