domingo, 4 de abril de 2021

Os Selos da Páscoa 2021

 As festividades pascais também se fazem com emissões filatélicas em vários países, reproduzindo símbolos do comércio global ou com imagens religiosas que nos remetem para a arte pictural ou escultórica. Das várias emissões que surgem um pouco por todo o mundo, escolhi estas para vos desejar uma "Boa Páscoa!". Os Correios do Vaticano - Servizio Poste e Filatelia lançaram no dia 22 de Fevereiro este selo com uma obra do artista ucraniano Vitaliy Shtanko, "Senhor Ressuscitado" quando aparece aos apóstolos. O trabalho de impressão é de Cartor Security Printing, de França.



Também as festas religiosas locais são muito importantes, e os selos podem divulgar as procissões e imagens que levam tantos turistas e população a participar nestas manifestações religiosas. A Asociación Cultural Filatélica y Numismática Cacereña, de Cáceres, em Espanha, emite desde 2009 selos personalizados que mostram essas imagens de santos que desfilam nas procissões da Semana Santa de Cáceres, uma festa muito importante e já declarada de "Interesse Turístico Internacional". Os selos representam as imagens da "Virgen del Buen Fin", e de "Jesús de las Penas". No site desta associação vão encontrar todas as referências sobre estas imagens e das outras todas e restantes selos personalizados que já emitiram, e muita informação associativa e cultural.




Os Correios da Sérvia puseram a circular no dia 5 de Março estes dois selos para assinalar a "Páscoa 2021", um trabalho artístico de Marija Vlahovic e impressão de Fórum. O sobrescrito de primeiro dia mostra o Anjo que anuncia a Ressurreição, e a emissão contou com a cooperação da Dra. Miljana Matic, historiadora de arte e curadora do Museu da Igreja Ortodoxa da Sérvia.




Sem comentários:

Enviar um comentário