sexta-feira, 9 de abril de 2021

Centenário da Liga dos Combatentes

 A Liga dos Combatentes foi criada logo após a participação portuguesa na Primeira Grande Guerra Mundial, como forma de apoiar socialmente que combateu em França, as suas famílias e órfãos, tendo-se tornado uma organização que desenvolveu os seus estatutos conforme a situação do país em cada época. Hoje é uma instituição ligada ao Ministério da Defesa que para além de ter como sócios os antigos combatentes das guerras do ultramar, aceita como sócios militares que participam em forças de paz, outros militares, familiares e outros civis que queiram participar na vida da instituição.

A 9 de Abril comemoram o Dia do Combatente, dia da Batalha de La Lys onde muitos portugueses perderam a vida, comemorações que têm como ponto alto a cerimónia de deposição de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, no Mosteiro da Batalha, este ano com a presença do Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, e emissão filatélica comemorativa.

Os CTT - Correios de Portugal associaram-se a este "Centenário da Liga dos Combatentes", emitindo hoje estes dois selos que mostram a Sala do Capítulo, no Mosteiro da Batalha, uma fotografia de Hugo Gonçalves, e o outro selo mostra uma fotografia do Desfile da Vitória em Paris, em 1919, uma foto de Arnaldo Garcês Rodrigues. É um trabalho de design gráfico do Atelier Design&etc/Hélder Soares, e impressão de Cartor Security Printing, de França.



Sem comentários:

Enviar um comentário