terça-feira, 6 de abril de 2021

200 Anos da Morte de Napoleão I

 Este é o Ano Napoleão para os franceses, quando a 5 de Maio assinalarem os duzentos anos da sua morte na Ilha de Santa Helena. Napoleão Bonaparte (1769-1821) nasceu em Ajaccio, na Ilha da Córsega, e bem cedo tornou-se um líder militar e imperador que levou o seu país a grandes vitórias políticas e militares, à redefinição geo-política da Europa Central, mas também à sua derrota e exílio. A Fundação Napoleão está desde 1969 assinalar os duzentos anos da vida do estadista, sendo este o ano das principais iniciativas que contam com a participação de museus, bibliotecas, editores e associações de todo o país e estrangeiro.

Os Correios de França - La Poste também celebram este bicentenário com a emissão filatélica do bloco com dois selos, e uma carteira especial com folha e os dois selos, emissão que será lançada no dia 17 de Abril e que tem trabalho de design gráfico de Sophie Beaujard, baseado em imagens de arquivos e museus nacionais.

Também os amigos das associações "Les Épicuriens de la Philatélie", de França, e da Associação Filatélica de Falconara, de Itália, decidiram assinalar esta data com edições personalizadas de folhas erinnofilas, que podem ser encomendadas para o e-mail de André Feller:  president@lesepicuriensdelaphilatelie.fr . As folhas especiais com imagens da Cavalaria e do Túmulo têm, para além dos selos da emissão normal do bloco, as vinhetas erinnofilas e os carimbos de primeiro dia de Paris e Ajaccio.





Sem comentários:

Enviar um comentário