terça-feira, 27 de abril de 2021

Publicações recebidas - Abril - I

 Este é o ano Czeslaw Slania (1921-2005) para a filatelia da Polónia e mundial, homenageando um dos mais produtivos autores e gravadores de selos postais, artista que desde a infância mostrou um excepcional talento como nos diz Agnieszka Magiera, chefe de redacção de «Filatelista» número 4 de 2021 (1182), o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", que nos dá mensalmente uma boa série de artigos e estudos de várias áreas da filatelia polaca e não só.

E entre esses textos destaco: de Marian Wawrzynkowski "Tubarões de aço no ataque", a segunda parte de um artigo sobre a guerra dos submarinos nos selos; também a segunda parte do estudo "Tipologia de falsificação de selos, unidades postais e peças inteiras polacas - tentativa de sistematização e aspectos jurídicos", de Janusz Berbeka e Marcin Wysocki; e de Andrzej Klosinski e Jerzy Kupiek-Weglinski, a segunda parte do texto "O 100º aniversário do Correio Aéreo Polaco - o início do transporte aéreo na Segunda República da Polónia 1918-1921", entre muitos outros artigos e informações associativas de grande interesse.


A Associação de Coleccionadores de Selos do Danúbio - "Briefmarkensammler-Vereins donau", de Viena, edita o seu órgão oficial «donau-post», e este é o número 2 de 2021 com a imagem do selo personalizado que mostra Santa Corona, uma emissão do Clube Filatélico São Gabriel para homenagear esta mártir católica venerada na Áustria, e cujo nome não vamos esquecer tão depressa.

Este clube austríaco, "BSV donau", um dos mais antigos do país, vai celebrar no próximo ano o centenário da sua fundação com a realização da Exposição Filatélica Nacional "ÖVEBRIA 2022" (Österreichische Verbands-Briefmarken-Ausstellung), em colaboração com a Federação Filatélica da Áustria. Para além desta e de outras notícias do associativismo, a publicação apresenta sempre textos sobre emissões filatélicas e marcas postais austríacas, notícias e opiniões sobre numismática, e as imagens dos selos emitidos pelos Correios da Áustria nos últimos tempos, como mostra a contracapa.



A outra publicação que recebo da Áustria é «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», o número 4 de 2021, órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", que nos dá na sua capa a imagem do selo que vai ser lançado amanhã, dia 28 de Abril, dedicado à música e ao clarinete, um trabalho de design gráfico de Kirsten Lubach. Este selo vai ser lançado na sede da federação com sessão de autógrafos.

Este tema do clarinete na filatelia é tratado aqui num artigo de Peter Lang, do Motivgruppe Musik e.V., mostrando instrumentos e clarinetistas famosos nas suas áreas. Outros temas também muito interessantes aparecem nesta publicação, como a história postal, a filatelia fiscal, a filatelia temática de várias áreas, e um artigo sobre as Ilhas Fiji com os seus selos, informações históricas e turísticas. As comemorações dos cem anos desta federação continuam com lançamentos de selos personalizados e outras peças filatélicas, como podem ver no website, e também ver algumas destas páginas da publicação.


Sem comentários:

Enviar um comentário