quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

70º Aniversário das Nações Unidas

A ONU - Organização das Nações Unidas, foi criada a 24 de Outubro de 1945, logo a seguir à Segunda Guerra Mundial, para estabelecer a paz entre os povos, promover e auxiliar nos direitos humanos, no desenvolvimento económico e no progresso social, na educação, defender o meio ambiente e os animais. Desde a sua criação, foram constituídos organismos que têm estas tarefas específicas de actuação.

Este ano passam 70 anos da criação da ONU, e muitos países celebraram filatélicamente este aniversário. Foi o que aconteceu com a própria ONU, e a sua Administração Postal das Nações Unidas, que lançaram no dia 23 de Outubro passado, esta emissão filatélica que divulgo hoje, e que é composta de doze selos, quatro para cada sede de Nova Iorque, Viena e Genebra, e três blocos filatélicos.

O tema desta emissão, é o Edifício Sede de Nova Iorque, um trabalho dos Arquitectos Óscar Niemeyer, do Brasil, e de Le Corbusier, de França, e os selos mostram detalhes de várias salas de reuniões, e a grande sala da Assembleia Geral, com trabalho fotográfico de Marta McAdams, da Polónia, e Esther Nisanova, da Rússia. O design é de Rorie Katz, das Nações Unidas, e a impressão é de Cartor Security Printing, de França. Deixo também a imagem da revista «Fascination nº 346 - 4/2015», que traz todas as informações filatélicas da Administração Postal das Nações Unidas.







Sem comentários:

Enviar um comentário