quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Montanhas e Rios da China

O Rio Amarelo nasce em Yueguzhonglie, a Norte das Montanhas de Bayan Har, Província de Qinghai, na China Ocidental. O rio atravessa nove províncias e regiões autónomas até à zona Leste do país, Município de Binzhou, Província de Shandong, onde fica a sua foz, depois de percorrer 5464 quilómetros. É este o tema de uma nova emissão filatélica dos Correios de Macau, «Montanhas e Rios da Pátria - Rio Amarelo», posta a circular hoje, dia 10 de Dezembro.

É uma emissão de nove selos "se-tenant", apresentada em folha miniatura, havendo também a edição de uma carteira desdobrável, que pela primeira vez em selos de Macau, apresenta o conjunto todo seguido dos nove selos, mostrando uma vista panorâmica do percurso do Rio Amarelo. É um trabalho do artista chinês Yuan Jia, que já tinha executado trabalhos filatélicos para os Correios da China. A casa impressora destes selos foi a Cartor Security Printing, de França, e o trabalho de impressão da carteira foi de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda.

Ainda dos Correios de Macau, chega a notícia de uma outra emissão de quatro selos, posta a circular no dia 30 de Novembro, dedicada ao «Tai Chi Chuan», uma arte marcial típica da etnia Han, que combina o treino da mente, do espírito, da respiração e dos movimentos. O trabalho artístico é de Lok Hei, e a impressão é de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda. A emissão é apresentada em folha miniatura com 16 selos, quatro séries, e há também a edição do sobrescrito de primeiro dia. Este texto tem excertos das pagelas das duas emissões.



Sem comentários:

Enviar um comentário