segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Expedição Trans-Antárctica Imperial

Estão a passar cem anos da grande Expedição Trans-Antárctica que juntou duas equipas de exploradores polares, que partiram de dois pontos diferentes do continente, e que viveram a maior história jamais contada de sobrevivência e resistência. Esta expedição não conseguiu atingir o seu objectivo, que era fazer a primeira travessia pelo solo do Continente Antárctico, do Mar de Weddell ao Mar de Ross.

Este é o tema desta emissão de Ross Dependency, um território da Nova Zelândia na Antárctida, com seis selos que mostram várias fases desta expedição polar, e alguns dos problemas que ocorreram durante este tempo (1914-1917). Um selo mostra o Navio Endurance, capitaneado pelo neozelandês Frank Worsley, que ficou preso no gelo e teve que ser abandonado. Também uma imagem do acampamento dos exploradores depois do abandono do navio, e a chegada à Ilha Elefante. Outro selo mostra o Navio Aurora, que resgatou com êxito um grupo de homens, e os outros dois selos representam o salvamento do grupo do Mar de Ross, e a colocação de depósitos.

Para além dos selos, foram emitidas duas folhas miniatura com os selos da série, sobrescritos de primeiro dia e carteiras com a emissão e descrição completa da história da expedição. O autor do design é Jonathan Gray, dos Correios da Nova Zelândia, e o primeiro dia de emissão foi a 4 de Novembro.


Sem comentários:

Enviar um comentário