sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Novidades Filatélicas do Vaticano

O UFN - Ufficio Filatelico e Numismatico - Governatorato Città del Vaticano, emitiu no dia 19 de Novembro os selos que apresento hoje, e que são, a comemoração do 4º Centenário do Nascimento do Papa Inocêncio XII, com a emissão de um selo impresso em Malta, pela Printex. Foi um homem que ajudou muito os pobres, especialmente durante as catástrofes que assolaram Roma no período do seu pontificado. Outra data que assinalaram com a emissão de um selo, apresentado em folha miniatura com quatro selos, é dos 1400 Anos da Morte de São Colombano de Bobbio, um missionário que fundou vários mosteiros em França e Itália.

O 5º Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus e de São Filipe Neri, foi comemorado com a emissão de um selo, que apresenta o valor facial de €2,30, tem trabalho artístico de Raúl Berzosa Fernández, e foi impresso pela Cartor Security Printing, de França. A emissão de dois selos que celebram os 80 Anos do Telescópio do Vaticano, que está instalado em Castel Gandolfo, e que mostram o Papa Francisco e o Papa Pio XI, que inaugurou os novos telescópios astronómicos do Palácio Apostólico e o Laboratório de Espectroquímica. Esta emissão tem design de Daniela Longo.

A emissão «Natal 2015» é composta por dois selos, e a imagem eleita para esta série é uma miniatura do «Codice Urbinate latino 239 (1477-1478), conservado na Biblioteca Apostólica do Vaticano. Foi editada também uma carteira com quatro selos da taxa €0,95, que reproduz um excerto do texto deste códice. A última emissão, é para assinalar «O início do Ano Santo da Misericórdia», cerimónia que aconteceu no dia 8 de Dezembro, com estes dois selos que têm trabalho artístico de Gabriella Titotto, e impressão da Cartor, de França. Foi ainda editado um CD com música de missas e um álbum especial com esta emissão completa, incluindo sobrescrito de primeiro dia.









Sem comentários:

Enviar um comentário