segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Emissões Filatélicas da Eslovénia

Os Correios da Eslovénia puseram a circular no dia 6 de Novembro, as últimas emissões filatélicas deste ano, que trago hoje para divulgar. E começo pela emissão de «Natal 2015 - A Adoração dos Reis Magos», uma série de dois selos, com fotografia e design de Matjaz Ucakar, para o selo de valor facial com a letra B, e Edi Berk, para o selo C. Este último selo é uma pintura de Janez Subic, de 1877, da Galeria Nacional, de Liubliana.

Passa este ano o 150º Aniversário do Nascimento de Janez Evangelista Krek (1865-1901), um defensor da cultura, da língua e do patriotismo esloveno, e um dos fundadores do movimento cooperativo, que incluía agricultores, artesãos e trabalhadores. Este selo de €0,47, tem design de Villa Creativa Ltd. Uma outra emissão de dois selos, mostra exemplos da gastronomia típica da Eslovénia, uma carne de porco fumada e fatiada, e um prato de bolinhos de massa com carne de carneiro, especialidades das regiões de Idrija e Cerkno. Esta série tem trabalho artístico de Edi Berk e Tomo Jesenicnik. Emitiram também um selo dedicado ao «Design Indústrial Esloveno», e que representa uma bota para o esqui cross-country «Alpina ESK Elite PRO», um trabalho desenvolvido por vários profissionais deste ramo industrial. Este selo tem trabalho de ilustração e design, de Robert Zvokelj e DAK.

Assinalam também os 180 Anos do Nascimento de Davorin Jenko (1835-1914), numa emissão conjunta com os Correios da Sérvia, para homenagear este importante compositor. O trabalho artístico desta emissão conjunta, é de Marina Kalezic. Uma outra emissão de um selo, comemora os 110 anos dos primeiros sete metros de filme esloveno, um pequeno filme feito por Karol Grossmann que mostra pessoas a sair de uma missa da Igreja de Ljutomeru. O design é de Spela Draslar.

Editaram também nesta data, 6 de Novembro, dois Inteiros Postais que assinalam o 30º Aniversário do Museu Postal e de Telecomunicações, com design de Matjaz Dekleva e fotografia de Blaz Zupancic, e o 70º Aniversário da Proclamação da República Popular da Eslovénia, com design de Agata Tobolczyk, arnoldvuga+.











Sem comentários:

Enviar um comentário