quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Chafariz do Arco do Carvalhão

Foi inaugurada hoje, a Mostra de Filatelia e Coleccionismo comemorativa dos 125 anos do Chafariz do Arco do Carvalhão. Esta é a 2ª Mostra Filatélica e de Coleccionismo organizada pela Secção de Coleccionismo da Associação de Reformados e Pensionistas de Campolide, e vai estar patente ao público até dia 19 de Janeiro, na Loja dos CTT - Correios de Portugal de Campolide, Rua D. Carlos de Mascarenhas, nº 56-B, em Lisboa. Tem o apoio dos CTT - Correios de Portugal e da Federação Portuguesa de Filatelia.

O Chafariz do Arco do Carvalhão, que podem ver na figura do carimbo e sobrescrito comemorativos, é um dos muitos chafarizes existentes na cidade de Lisboa, construídos na mesma altura do Aqueduto das Águas Livres, e para fazer chegar às populações a água que correu pelo aqueduto. São monumentos importantes que devem ser preservados, pois fazem parte da história das cidades, e contam como era antes da água canalizada em casa. Este chafariz foi construído com projecto do arqº Reinaldo Manuel dos Santos.

As colecções presentes, são: de José Pires Santos, «Aqueduto das Águas Livres»; «Chafarizes de Lisboa», de Teresa Lourenço; «Postais Ilustrados de Campolide», de Januário Costa; e «Capicuas de bilhetes da Carris e bilhetes da Linha do Estoril», de José Alexandre Rendeiro. No dia 16 de Janeiro terão no mesmo local, o lançamento de um selo personalizado comemorativo dos 16 anos da A.R.P. - Associação de Reformados e Pensionistas de Campolide. Aos organizadores, e em especial ao amigo José Pires Santos, os parabéns por esta iniciativa tão interessante.


Sem comentários:

Enviar um comentário