segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Novas Emissões da República Checa

Hoje vou divulgar as novidades filatélicas de dois temas muito bem trabalhados pelos Correios da República Checa, os temas «Personalidades» e «Veículos Históricos», embora haja outros com trabalhos de grande qualidade, como a Arte ou os Monumentos Históricos, mas esses ficam para depois. Destes dois temas de hoje, lançaram cinco selos desde Setembro até Novembro.

São temas que todos os anos têm selos novos, consoante as datas e comemorações que assinalam. É o que acontece com este selo que homenageia Sir Nicholas George Winton (19 de Maio de 1909 - 1 de Julho de 2015), um voluntário inglês que salvou centenas de crianças de serem levadas para campos de concentração nazis. O selo foi lançado no dia 2 de Setembro, e tem trabalho gráfico de Zdenek Netopil.

Outra personalidade mostrada  num selo emitido a 14 de Outubro, é o compositor Jakub Jan Ryba (1765-1815), com cerca de mil e trezentas composições musicais, onde se destaca a mais famosa e popular «Missa de Natal Checa». O selo apresenta o músico e o órgão onde ele tocou muitas vezes, num trabalho de design de Eva Hasková e gravação de Ludomir Zalec. No dia 11 de Novembro foi a vez de prestarem homenagem a um símbolo da resistência checa contra a ocupação nazi, Jan Opletal (31 de Dezembro de 1915 - 11 de Novembro de 1939), um jovem estudante universitário que foi baleado mortalmente quando participava em manifestações contra a ocupação da Checoslováquia. O trabalho gráfico é de Renáta Fuciková, e a gravação de Bohumil Sneider.

Quanto ao tema «Veículos Históricos», também com várias emissões ao longo de anos, temos dois selos emitidos no dia 23 de Setembro, um que mostra o Eléctrico Tatra T3 - Tram, construído entre 1960 e 1990 na Fábrica CKD Praha Tatra Smíchov, o maior construtor de eléctricos do mundo. O selo apresenta trabalho artístico de Petr Ptácek. O outro selo mostra o Navio a Vapor e de Pás «Primátor Dittrich» (1865), construído por Praga Steamboat Company, de Frantisek Dittrich. O trabalho de design é de Jindrich Zácek.





Sem comentários:

Enviar um comentário