quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Emissões Filatélicas de Macau

Neste mês de Novembro, os CTT - Correios e Telecomunicações de Macau lançaram duas novas emissões de selos, a primeira no dia 10, dedicada ao "Mobiliário Chinês", e a outra no dia 21 sobre o tema "Thangka - Sete Budas do Passado". A emissão "Mobiliário Chinês", composta por quatro selos e um bloco filatélico com um selo de 12 patacas no valor facial, e com trabalho de design dos Serviços Artísticos dos Correios de Macau, mostra móveis antigos das cortes imperiais das Dinastias Ming e Qing, com técnicas decorativas muito bonitas.

Assim temos: no selo de 2 patacas a mesa de pintar em madeira de Huanghuali (pau-rosa perfumado); no selo de 3 patacas, a cadeira Taishi em madeira de Zitan (sândalo vermelho), usada pelo Imperador Qianlong no dia do seu aniversário; no selo de 4.50 patacas, os cadeirões em pau-rosa; e no selo de 5.50 patacas, o biombo em madeira de Zitan, usado na corte imperial durante a Dinastia Qing. O bloco filatélico mostra uma cama de dossel em pau-rosa.

A emissão do dia 21 de Novembro, "Thangka - Sete Budas do Passado", é composta por sete selos, como mostro na imagem desta folha miniatura com a série, num trabalho artístico dos Correios de Macau, com trabalho de impressão para as duas séries, de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda. Do texto da pagela transcrevo o primeiro parágrafo, que nos dá a conhecer o significado de: "Thangka é um género particular de pintura religiosa em rolo, com características étnicas únicas, de cores fortes, com significado religioso e um estilo artístico singular, que retrata o mundo sagrado de Buda com pigmentos muito vivos. Esta forma de arte serve essencialmente a vida religiosa. O templo é o centro da cultura religiosa tibetana e a maioria das Thangka, especialmente as mais conhecidas obras-primas, estão aí concentradas".



Sem comentários:

Enviar um comentário