terça-feira, 28 de novembro de 2017

Publicações recebidas - Novembro - III

Estão aqui as últimas publicações mensais de Novembro, que ainda não tinha divulgado, começando pelo jornal de divulgação filatélica da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", de Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", de Migné-Auxances, o «quaderrno filatelico» nº 125 que mostra na primeira página o encontro e reuniões das duas associações italiana e francesa, uma união de amizade que eu já referi várias vezes, e que o amigo Luigi Santini mostra numa das minhas frases expressas nesta página.

Entre as várias notícias e artigos, destaco as imagens da primeira página, da visita de André Feller a Itália, com encontros de trabalho e amizade, um artigo sobre o centenário do nascimento de Silvio Zavatti, com homenagem a este pioneiro da exploração polar italiana, com emissão de selos personalizados eslovenos, a divulgação das peças filatélicas personalizadas francesas sobre o "Drama de Lourdines", e outras notícias e novidades destes amigos de Falconara Maritima, de Itália.

Da Polónia chegou o número 11 de 2017 (1141) de «Filatelista», órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, uma publicação mensal com muitos artigos sobre vários temas e de história postal, e que apresenta regularmente as actividades das associações regionais da filatelia polaca. O acompanhamento junto dos coleccionadores mais novos, com iniciativas nas escolas, também merecem destaque na publicação dirigida por Agnieszka Magiera.

Apresenta um artigo muito interessante sobre "A História do Correio Aéreo no Mundo", da autoria de Andrzej Klosinski, membro da Academia Polaca de Filatelia. Destaco ainda um outro artigo muito ilustrado sobre o Campo de Concentração de Dachau, de Marian Wawrzynkowski, e que apresenta alguns selos, inteiros postais e marcofilia que assinalam a presença de polacos neste campo. Outras áreas muito interessantes são da censura militar na Segunda Guerra Mundial, o habitual artigo de Filatelia Polar da autoria de Elzbieta e Andrzej Szostakowie, e outros artigos, notícias e novidades dos Correios da Polónia e internacionais.

A Federação Filatélica da Coreia do Sul edita a publicação mensal «Philatelic Monthly Woopyo», e esta é o número 622 (11 de 2017), outra publicação muito ilustrada e de grande qualidade. Este mês ficou assinalado com a realização da Exposição Filatélica da Coreia "SPACE 2017", que decorreu nestes últimos dias de Novembro, de 21 a 26, numa organização do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Federação Coreana e dos Serviços Postais, e com a participação do Ministério da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, do Instituto Coreano de Pesquisa em Astronomia e Espaço e do Centro Nacional de Ciências Gwacheon.

Apresenta muita informação filatélica internacional e da Ásia, os habituais artigos temáticos e de história postal, com destaque para o artigo sobre Baseball, para os Jogos Olímpicos de Inverno com emissão filatélica no dia 1 de Novembro, os jogos que a Coreia do Sul vão realizar "Jogos Olímpicos de Inverno - PyeongChang 2018", e muitos outros temas e estudos sobre a filatelia tradicional e clássica.



Sem comentários:

Enviar um comentário