domingo, 19 de novembro de 2017

Prémios da Exposição "PORTIMÃO 2017"

Terminou hoje à tarde em Portimão, na região algarvia de Portugal, a "XXVI Exposição Filatélica Nacional - PORTIMÃO 2017", e a "8ª Exposição de Filatelia do Algarve - ALGARPEX 2017". Foram quatro dias de convívio filatélico entre coleccionadores de todo o país, que mostraram as suas colecções, trocaram ideias e conhecimentos. Ficam aqui imagens da vista geral da exposição e feira de coleccionismo, dos catálogos das duas exposições, e das peças filatélicas com carimbo comemorativo.

Nas grandes exposições a competição é salutar, para o desenvolvimento das colecções e conhecimentos, e por isso a divulgação do Palmarés, os Prémios, é sempre esperada com grande expectativa. Hoje divulgo aqui alguns desses prémios, não todos porque a lista é muito grande, mas desde já ficam os meus parabéns aos galardoados, e o meu pedido de desculpa por não divulgar todos. No site da Federação Portuguesa de Filatelia têm essa informação completa.

O Grande Prémio da Classe de Grande Competição foi atribuído a Maria Isabel Coutinho Vieira, com a colecção "Portugal Clássicos, emissões Borja Freire". O Grande Prémio PORTIMÃO 2017, foi para a colecção "Cabo Verde - As emissões tipo Coroa (1877/1885)", de Luís Virgílio Brito Pereira Frazão. A cada Classe Filatélica foi atribuído um Prémio Especial e medalha de Ouro Grande, de que deixo alguns exemplos: na Classe de Filatelia Tradicional, ao expositor Manuel Lima Torres, com a participação "D. Luís e D. Carlos I (1876-1893) - primeiros selos tipografados"; na Classe de Inteiros Postais, ao expositor Júlio Manuel Pedroso Maia, com a colecção "The Postal Stationery of Chile 1871 to 1910"; na Classe de Maximafilia, ao colecionador José Manuel Ribeiro Marques, com a colecção "As Forças Armadas no contexto da Guerra e da Paz"; e na Classe de Literatura Filatélica, os três volumes de "Pré-Filatelia Portuguesa", de Luís Frazão.

Destaco ainda a Classe de Juventude, com várias participações em cada grupo etário e muito interessantes, assim como outras participações que não obtiveram grandes prémios, mas estão muito boas, como: na Classe de Maximafilia a participação "O Mundo das Aves através da Maximafilia", de Américo Lopes Rebelo, com medalha de Vermeil; na Classe de Aerofilatelia, a colecção "Serviço Aéreo Postal Catapulta (Atlântico Norte)", de José António Oliveira da Costa, com medalha de Ouro e Prémio Especial; na Classe Um Quadro "Vinho do Porto" e "Vinhos Generosos Portugueses", de Norberto Filipe, com medalhas de Prata Grande; na Classe Aberta, a colecção "Abastecimento de Água a Lisboa", de José Pires dos Santos, com medalha de Vermeil; e na Filatelia Temática, a colecção "Jogos Olímpicos 1894-1956", de Fernando Xavier Martins, com medalha de Vermeil Grande. Eu também concorri com este meu blogue de divulgação na Classe de Literatura Filatélica, na área dos programas filatélicos em formato audiovisual ou informático, e obtive a medalha de Prata Grande.











3 comentários:

  1. Prezado amigo MÁRIO FILATÉLICO:

    Parabéns pela medalha de prata grande.

    FF.

    ResponderEliminar