sábado, 25 de novembro de 2017

O Drama de Lourdines

O dia 8 de Dezembro de 1917 ficou marcado pela morte de vinte e duas mulheres, num fogo que deflagrou na fábrica de explosivos de Lourdines, Migné-Auxances, em França, vai fazer agora cem anos. A Primeira Grande Guerra Mundial estava no seu auge, e o esforço de guerra exigia o trabalho de todos, com as mulheres na rectaguarda a trabalhar no fabrico de armamento e munições, muitas vezes em condições precárias e de grande risco. Foi o que aconteceu nesta localidade do Departamento de Vienne, na região centro francesa, e que é assinalado neste centenário com emissão filatélica personalizada.

O amigo André Feller, Presidente da Associação "Les Épicuriens de la Philatélie", de Migné-Auxances, enviou estas excelentes peças filatélicas lançadas no dia 9 de Novembro, para assinalar este "Drama de Lourdines", o selo personalizado (lettre verte 20g) com carimbo comemorativo, a vinheta comemorativa com a imagem do memorial às vítimas do incêndio, onde estão gravados os nomes das vinte e duas mulheres, um postal, o sobrescrito e a folha comemorativa com as várias imagens e descrição do trágico acontecimento, tudo com trabalho de desenho e ilustração do artista Roland Irolla, que assina todas as peças. Fica aqui o e-mail de "Les Épicuriens de la Philatélie", para que possam encomendar estas peças filatélicas comemorativas, e o meu agradecimento a André Feller pelo envio e pelo seu trabalho na divulgação da filatelia e da cultura.

Roland Irolla é um artista pintor, ilustrador, gravador e autor de muitos selos e moedas, autor de renome internacional que já tinha divulgado mais vezes, com os seus 82 anos de idade e mais de sessenta de actividade artística. Está representado em colecções particulares e em vários museus, com destaque especial para o trabalho que executa para Monnaie de Paris, e para as peças filatélicas dos Correios de França e da Associação "Les Épicuriens de la Philatélie".



Sem comentários:

Enviar um comentário