terça-feira, 14 de novembro de 2017

Novidades das Ilhas Faroé

Os Correios das Ilhas Faroé lançaram no dia 2 de Outubro estes selos que mostro aqui, e começo pela emissão "Sepac 2017 - Facas das Ilhas Faroé", emissão dedicada ao artesanato, este selo e folha miniatura com trabalho artístico de Martin Mörck, e impressão dos Correios de França - La Poste. A faca foi um instrumento de uso normal deste povo, no quotidiano, na pesca, na agricultura e desde crianças aprendiam a usar a faca, sendo um dos lemas "Um homem inexperiente é um homem sem vida". Na construção, nos trabalhos domésticos, na fabricação de calçado e vestuário, sempre foi necessário o uso da faca, uma ferramenta universal nas Ilhas Faroé. Esta que o selo mostra, com cabo trabalhado artisticamente, terá pertencido ao herói nacional, Nólsoyar Páll.

A segunda emissão dos "Trajes Nacionais", mostra a saia, o avental, as meias e sapatos, a roupa feminina que ao longo dos tempos sofreu alterações nos tipos de tecidos, nas cores ou nos padrões, mas que hoje continuam a ser usados, especialmente em dias de festa. O selo de 17 coroas mostra uma perna masculina, com os tradicionais calções pretos, a meia comprida apertada com uma liga colorida, e o sapato em pele de vaca ou carneiro. O trabalho artístico é de  Edward Fuglo, e a impressão é de OeSD, da Áustria. Assinalaram ainda os "500 Anos da Reforma Protestante", com este selo e folha miniatura desenhados por Anker Eli Petersen, e impressão de Cartor Security Printing, de França.

No dia 8 de Setembro tinham posto a circular esta série de dois selos e com folha miniatura, dedicada aos contos para crianças, "Os Sete Cisnes", com trabalho artístico de Li Yunzhong, gravação de Martin Mörck e impressão de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda. Mostro ainda as bonitas capas das revistas «Posta Stamps - Faroe Islands» números 32 e 33.









Sem comentários:

Enviar um comentário