quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Publicações recebidas - Novembro - I

As imagens características do Natal já começam aparecer nos selos postais, e a revista da Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine, a «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» nº 11 de 2017, dedica a sua primeira página (a capa) a este tema, com as emissões filatélicas que vão ser lançadas nos próximos dias pelos Correios da Áustria, e que nos mostram o brilho do Natal, as imagens da Natividade e a nostalgia dos brinquedos antigos. Do primeiro selo e de cima para baixo, temos trabalhos artísticos e gráficos de Anita Kern/Swarovski AG, de Kerndesign, de Dieter Kraus no terceiro e quarto, e de Kerndesign no último selo.

Apresenta sempre bons artigos de história postal, da filatelia clássica e temática, e muita informação das actividades das associações que integram esta federação. A "NUMIPHIL 2017" é uma das grandes realizações para este final de ano, uma Feira Internacional de Numismática e Filatelia que se realiza nos dias 1 e 2 de Dezembro, em Viena.

Do Luxemburgo chegou o «Le Moniteur du Collectionneur» nº 4 de 2017, órgão oficial da Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg (FSPL), uma publicação de edição regular que apresenta os trabalhos da federação, e as iniciativas que os clubes e associações vão desenvolvendo para a divulgação da filatelia. Destas actividades destaco, o "76º Dia do Selo" e o "28º Dia da Maximafilia", com exposições nos dias 21 e 22 de Outubro organizadas pelo "Cercle Philatélique Mamer", ou a "1ª Reunião de Trocas de Maximafilia e Cartões Postais", que se realiza no próximo dia 25 de Novembro, no "Foyer de la Philatélie".

A participação dos filatelistas do Luxemburgo na Multilateral "Hertogpost 2017", na Holanda, é tema de artigo e reportagens pormenorizadas, estando já calendarizada a organização deste evento filatélico por parte da Federação Filatélica do Luxemburgo, para os anos de 2019 e 2026. Outras informações e iniciativas completam esta edição.

Ainda da Áustria, chegou o nº 4 de 2017 de «donau-post», a publicação de divulgação filatélica e de coleccionismo do "Clube Filatélico Danúbio - Briefmarkensammler-Verein donau",  que mostra na sua capa uma fotografia de 1938 da Biblioteca Nacional, de Viena, que comemora 650 anos em 2018. Este é o tema de um artigo desta revista, que é ilustrado com as imagens dos selos emitidos na Áustria, sobre a Biblioteca Nacional. Destaco ainda um outro tema que é aqui assinalado, o "100º Aniversário da República da Áustria", outra comemoração para o próximo ano.

Para além da filatelia, apresenta ainda notícias da numismática, com destaque para a moeda comemorativa alemã dos 500 anos das teses de Martinho Lutero, e várias notícias da vida associativa e da filatelia austríaca. Algumas novidades de selos dos Correios da Áustria também estão em destaque, não só neste número, mas em todas as publicações desta associação.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário