quarta-feira, 13 de março de 2019

50 Anos do Primeiro Voo do Concorde

O dia 2 de Março de 1969 ficou marcado na História da Aviação Mundial, com a realização do primeiro voo do avião supersónico Concorde durante 29 minutos nos céus de Toulouse, um avião desenvolvido pela união de duas construtoras, a Sud-Aviation, de França, e a British Aircraft Corporation. Teve vida curta esta aeronave no transporte de passageiros, de 1976 a 2003, por questões económicas e ambientais, mas era um espectáculo, para quem viajou mas também para quem o viu. Ficou registado em selos e peças filatélicas de todo o mundo, para grande alegria dos coleccionadores temáticos.

Para comemorar este 50º Aniversário do Primeiro Voo do Concorde, os Correios de França lançaram no passado dia 4 de Março este selo e a folha miniatura que também mostro nas imagens, selos de correio aéreo com o valor facial de €4,20, uma criação do artista ilustrador Jame's Prunier e com grafismo de Nicolette Humbert. As ilustrações das margens da folha miniatura foram realizadas por Bruno Ghiringhelli. No dia 2 de Março estes selos foram pré-lançados no Espace CE Airbus, em Toulouse, e também no Carré d'Encre, em Paris, e no Museu Delta, em Athis-Mons.

Relembro que os Correios de França retrataram este avião em três emissões de correio aéreo, em 1969, quando foi realizado o primeiro voo, no ano seguinte quando homenagearam os pioneiros do correio aéreo Jean Mermoz e Antoine de Saint-Exupéry, e em 1976, quando a aeronave entrou no serviço comercial.


Sem comentários:

Enviar um comentário