domingo, 17 de março de 2019

Publicações recebidas - Março - I

As primeiras publicações recebidas este mês de federações filatélicas, estão aqui hoje para as vermos em pormenor, como esta «Filatelista» nº 3 do ano 66, o número total 1157, referente a Março, do órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, publicação dirigida por Agnieszka Magiera, que assina um artigo especializado sobre uma falsificação de um selo polaco de 1990, e outras rubricas. Em manchete podemos ver o incentivo à eleição do melhor selo e postal emitidos pelos Correios da Polónia em 2018.

Os selos das Caraíbas e as datas das suas primeiras emissões, é um texto de Elzbieta e Andrzej Szostakowie, e Marian Wawrzynkowski assina a segunda parte de um artigo, cuja tradução simples é "A Difícil História de um Vizinho", sobre a Checoslováquia durante a Segunda Guerra Mundial. Há ainda um texto que destaco, sobre a "Actividade do Correio Aéreo na Polónia em 1936", de Andrzej Klosinski, entre muitos outros textos de história postal, da filatelia clássica e temática, e informações da actividade associativa destes filatelistas, informações que esta publicação destaca mensalmente.



Do Luxemburgo chegou o número 1 de 2019 de «Le Moniteur du Collectionneur», órgão oficial da FSPL - Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg, publicação que destaca as actividades dos filatelistas nacionais, e a sua participação em eventos filatélicos internacionais, como a "THAILAND 2018". Em destaque estão ainda dois importantes eventos para este ano, a "MULTILATERALE", que se realiza no Luxemburgo em Novembro, e o 76º Congresso da Federação, que é já no dia 30 de Março em Heisdorf.

Mas o calendário da filatelia luxemburguesa inclui ainda para este ano a "EXPHIMO 2019", em Junho, numa organização da Philcolux, o "78º Dia do Selo", no mês de Setembro, em Steinsel, o "30º Dia da Maximafilia" em Mamer, no mês de Outubro, e o "75º Aniversário da Batalha das Ardenas" em Dezembro, de 12 a 22, numa organização do Cercle Philatélique SOPHIA Wiltz. O Cercle Philatélique Mamer, para além de organizar o "30º Dia da Maximafilia", realiza ao mesmo tempo, em Outubro, a Exposição Filatélica "Guerra e Paz", e a exposição sobre a Segunda Guerra Mundial.



A Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine edita o seu órgão oficial «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», e este que recebi agora é o número 3 de 2019, revista mensal dirigida por Helmut Kogler, Presidente da Federação Austríaca. Destacam na capa as imagens de cartazes de filmes, pois esta federação vai lançar este mês selos personalizados em conjunto com o museu do cinema, Museu Terceiro Homem, de Viena.

Outro destaque desta publicação, é o selo que vai ser posto a circular no dia 20 pelos Correios da Áustria, um selo de €2,10 que representa uma cítara (zither), instrumento musical de cordas, e que vai ter lançamento especial na sede da federação. Para além das notícias do associativismo austríaco, das exposições, reuniões e conferências, e do trabalho junto dos jovens, a publicação apresenta sempre artigos de grande qualidade nas áreas da história postal e filatelia temática, o suplemento "Album" com todos os produtos filatélicos do mês dos Correios da Áustria, e neste número uma página dedicada à exposição "MULTILATERALE", que se realiza no Luxemburgo, em Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário