A Micologia é um ramo da Biologia para o estudo dos fungos/cogumelos, para o conhecimento das espécies e determinação dos seus efeitos benéficos e maléficos. Cada país tem as suas espécies endémicas, e a filatelia tem sido ao longo do tempo um meio privilegiado para as divulgar. É o que acontece com os Correios da Sérvia, que contaram com a colaboração do Museu de História Natural de Belgrado, e da sua colecção de cogumelos, para a realização desta emissão filatélica que divulgo hoje.
Esta série de quatro selos, posta a circular no passado dia 7 de Março, é um trabalho artístico de Miroslav Nikolic, que contou com a colaboração do Dr. Boris Ivancevic, do Museu de História Natural de Belgrado. As espécies reproduzidas nestes selos, são: a "Psilocybe serbica", descoberta em 1963 pelo micologista austríaco Meinhard Moser, na Montanha de Tara; a "Tuber petrophilum", descoberta em 2004 por Miroljub Milenkovic; a "Coprinopsis picacea", descoberta em França no século XVIII, e que é a imagem do emblema da Sociedade Sérvia de Micologistas; e a "Octospora pannosa", descoberta por Dragisa Savic em 2018 na Montanha Fruska Gora, ao mesmo tempo que era encontrada a mesma espécie na Alemanha. Os coleccionadores deste tema vão ficar satisfeitos com esta novidade.
linda coleção! estou apaixonada! sou filatelista temática, coleciono selos de fungos
ResponderEliminarÉ muito bonita! Parabéns por ser uma coleccionadora de selos que são sempre muito interessantes. Faço votos para que essa paixão não acabe nunca.
Eliminar