sábado, 9 de março de 2019

Cogumelos das Montanhas Sérvias

A Micologia é um ramo da Biologia para o estudo dos fungos/cogumelos, para o conhecimento das espécies e determinação dos seus efeitos benéficos e maléficos. Cada país tem as suas espécies endémicas, e a filatelia tem sido ao longo do tempo um meio privilegiado para as divulgar. É o que acontece com os Correios da Sérvia, que contaram com a colaboração do Museu de História Natural de Belgrado, e da sua colecção de cogumelos, para a realização desta emissão filatélica que divulgo hoje.

Esta série de quatro selos, posta a circular no passado dia 7 de Março, é um trabalho artístico de Miroslav Nikolic, que contou com a colaboração do Dr. Boris Ivancevic, do Museu de História Natural de Belgrado. As espécies reproduzidas nestes selos, são: a "Psilocybe serbica", descoberta em 1963 pelo micologista austríaco Meinhard Moser, na Montanha de Tara; a "Tuber petrophilum", descoberta em 2004 por Miroljub Milenkovic; a "Coprinopsis picacea", descoberta em França no século XVIII, e que é a imagem do emblema da Sociedade Sérvia de Micologistas; e a "Octospora pannosa", descoberta por Dragisa Savic em 2018 na Montanha Fruska Gora, ao mesmo tempo que era encontrada a mesma espécie na Alemanha. Os coleccionadores deste tema vão ficar satisfeitos com esta novidade.



2 comentários:

  1. linda coleção! estou apaixonada! sou filatelista temática, coleciono selos de fungos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bonita! Parabéns por ser uma coleccionadora de selos que são sempre muito interessantes. Faço votos para que essa paixão não acabe nunca.

      Eliminar