terça-feira, 12 de março de 2019

Novidades Filatélicas da Gronelândia

No dia 21 de Janeiro os Correios da Gronelândia puseram a circular as primeiras cinco emissões filatélicas deste ano, selos e blocos que vamos hoje descobrir aqui. E este primeiro selo é uma nova série que vai ser desenvolvida com mais imagens, "Os Desertos Árcticos", selos que vão reproduzir zonas desérticas  da Gronelândia ricas em minerais, como esta que está perto de Uummannaq, a Norte da Baía de Disko. Este é um trabalho artístico de Pierre André Camille Auzias, pintor, ilustrador, professor e escritor de viagens nascido em França, mas que vive desde 2006 em Uummannaq.



A seguir mostro o selo de 15 coroas com a sobretaxa de uma coroa de donativo para o Exército de Salvação da Gronelândia, um valor adicional que é lançado nos selos para uma causa social, a ajuda aos desprotegidos que o Exército de Salvação acolhe. Para além do selo, podem ver a folha miniatura/bloco que reproduz a imagem do local do "William's Café", em Nuuk, local de acolhimento. Este é um trabalho artístico de Maria Panínguak' Kjaerulff, pintora e desenhadora com trabalhos expostos em museus e instituições nacionais, e em exposições internacionais nos países nórdicos, França, Canadá e Coreia.




A quarta parte e penúltima da série de selos sobre a "Gronelândia durante a Segunda Guerra Mundial", são estes dois selos desenhados por Naja Rosing-Asvid, e com trabalho de gravação de Martin Mörck, o gravador e ilustrador norueguês que trabalha para várias Administrações Postais. O primeiro selo destaca a influência das notícias dos jornais e da rádio na vida quotidiana durante a guerra, e o segundo selo mostra o controlo meteorológico para ajudar a aviação americana.




A terceira e última emissão dedicada às "Estações Abandonadas", são estes dois selos que mostram instalações criadas em locais estratégicos para fins militares durante o período da Guerra Fria. A artista Sissi Moller criou o desenho do selo de 11 coroas, que representa a Estação Radar DYE-2, construída em 1960 e abandonada em 1988. O segundo selo apresenta a Estação Loran "Angissoq", instalada em 1963 para o controlo da guerra nuclear, e abandonada em 1995, num trabalho artístico de Lisbeth Karline.




A última emissão deste período é um trabalho artístico do ilustrador norueguês Martin Mörck, a segunda parte da série de selos que representam "Peixes das águas gronelandesas", dois selos e um bloco filatélico com os mesmos selos. As ilustrações mostram o "Blue Whiting", uma espécie da família do bacalhau, e no selo de 30 coroas a "Solha americana", uma espécie do Atlântico Norte, e por isso comum nas águas da Gronelândia.



Sem comentários:

Enviar um comentário