quarta-feira, 27 de março de 2019

Publicações recebidas - Março - II

Mais uma vez a nossa rubrica de divulgação da literatura filatélica que vai chegando mensalmente, publicações de associações e federações que dão a conhecer o trabalho realizado, como esta de Itália, dos amigos da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara" e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", que divulga as suas actividades e de outras associações vizinhas, para que a filatelia seja uma união de esforços em torno de um objectivo comum.

Na primeira página do «quaderno filatelico» nº 142, podemos ver a reunião anual dos amigos franceses, dirigida por André Feller, o Presidente da Associação "Les Épicuriens de la Philatélie", onde fizeram o balanço da actividade filatélica de 2018. Ainda nesta página, está o agradecimento pelas ofertas filatélicas recebidas, e a notícia de mais um amigo que morreu. No interior da publicação vamos descobrir excelentes textos do amigo Luigi Santini sobre as novidades "Erinnofili", e sobre uma nota de 20 pesos de Cuba, também recebida de oferta, assim como outras notícias das actividades destes filatelistas e coleccionadores italianos.




Outra publicação muito importante chega da Bélgica, «Le Philatéliste Belge» nº 29, referente a Março, publicação trimestral da "Société Philatélique Belge", e da "Académie Royale de Philatélie de Belgique", e com edição de Patrick Maselis, o Presidente da Royal Philatelic Society London e do Club de Monte-Carlo. A capa mostra o retrato de Jean Dupont (1908-1986), membro fundador e primeiro presidente da Académie Royale de Philatélie de Belgique, entre 1966 e 1969, um especialista na filatelia espanhola, tendo obtido Grandes Prémios Internacionais no Mónaco, em 1952, e Veneza, em 1953.

Esta academia de filatelia da Bélgica foi convidada para expor colecções de membros seus na Royal Philatelic Society London, e que serão vinte sete filatelistas com colecções de várias áreas, a expor a partir de 4 de Abril, numa das últimas actividades que se realizam na morada de Devonshire Place, em Londres, antes da RPSL se mudar para a nova sede. Para além desta informação, apresenta bons artigos de história postal e de aerofilatelia, assim como estudos sobre marcofilia belga dos séc. XIX e XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário