sábado, 28 de novembro de 2020

As exposições que podemos ver

 Com a crise pandémica global que vivemos, deixámos de ter certezas em relação às exposições que se realizam, muitas foram adiadas, outras canceladas definitivamente e muitas passaram a virtuais, com a possibilidade de as vermos onde quer que estejamos. Foram criadas condições para a filatelia não parar, com as exposições, mostras, palestras, conferências e outras iniciativas virtuais a que já fiz referência diversas vezes, como a "SPP Conecta" da Sociedade Philatelica Paulista, as conferências e palestras da American Philatelic Society, as conferências latino-americanas de "Mi Oficina", e tudo o que está acontecer um pouco por todo o mundo.

Em Portugal estava programada para acontecer em Outubro deste ano a "XXIII Exposição Filatélica - LUBRAPEX 2020", uma organização conjunta com os filatelistas brasileiros, certame que foi adiado como muitos outros por não haver condições de realização. O adiamento foi decidido para Outubro do ano que vem, mas surgiu agora a informação vinda dos amigos filatelistas do Brasil, que esta exposição foi cancelada definitivamente. Que estranho, esta notícia chegar aos filatelistas portugueses através de terceiros.

                                



Em Espanha, a Asociación Filatélica Chiclanera "ODA", de Chiclana de la Frontera, está a exibir no seu site o "XXX Ciclo Cultural de Exposiciones" desde 19 de Novembro, exposição virtual para assinalar o Ano Internacional da Enfermagem, o Bicentenário do Nascimento de Florence Nightingale, e o 30º Aniversário do Centro de Saúde "Padre Salado". Houve lançamento de selo personalizado, carimbo comemorativo e edição de peças filatélicas alusivas a este tema central da exposição. A Federação Espanhola de Filatelia tem notícias actualizadas das exposições que estão a decorrer.



No dia 4 de Dezembro é inaugurada na Sala de Exposições do Ayuntamiento de Vell de Calp, em Espanha, a "XXV EXFICALP 2020", uma organização da Agrupación Filatélica y Numismática de Calp que conta com os apoios das entidades locais e da FASFILCOVA - Federación de Asociaciones Filatélicas de la Comunidad Valenciana. Ao mesmo tempo decorre uma exposição fotográfica, e estas iniciativas vão estar patentes ao público até 29 de Janeiro.



Sem comentários:

Enviar um comentário