terça-feira, 17 de novembro de 2020

Publicações recebidas - Novembro - I

 A divulgação de hoje incide sobre publicações que recebo por e-mail, mas são todas da boa literatura filatélica que se faz em português. E começo com a revista «Selos & Moedas» nº 159, órgão da Secção Filatélica e Numismática do Clube dos Galitos, de Aveiro, em Portugal, que divulga o coleccionismo filatélico e numismático aos seus associados e ao público em geral, pois é uma revista que pode ser adquirida no comércio da especialidade. O tema da capa é a Literatura Portuguesa, como se pode ver com selos, carimbos, inteiros postais, medalhas e uma nota souvenir representando Fernando Pessoa, e tema para o artigo sobre José Saramago, como consta no sumário da publicação.

Há ainda uma separata dedicada aos carimbos de primeiro dia e comemorativos do primeiro semestre deste ano, e no sumário podemos ver outros temas desenvolvidos em artigos, como: "Medalhas Aveirenses - Hospital Infante D. Pedro"; "Marcas e Impressos Telegráficos de Portugal"; "Apontamentos sobre o Escudo"; "Os 12 vinténs de D. João V de 1717"; e "Abordagem filatélica a um dos painéis do Parlamento".



Chegam do Brasil as próximas publicações, como a «Filatelia - Revista da FEBRAF» nº 8, referente ao ano em curso deste órgão oficial da Federação Brasileira de Filatelia, que começa, como é habitual, pela Palavra do Presidente Rubem Porto Jr. que nos fala deste ano terrível para as nossas vidas e actividades de coleccionismo, mas também da grande revolução digital a que a vida associativa filatélica teve de se adaptar. Depois segue-se um conjunto de textos e estudos sobre vários temas.

E esses artigos dão-nos a conhecer: "Um Tesouro Filatélico Mundial - A primeira Carta dos Inclinados do Brasil - 1844", de Denis Forte; um conjunto de textos sobre "Censuras", de vários autores da filatelia brasileira; "Elementos Complejos en Filatelia Temática (2) - LAS FILIGRANAS", de Roberto Nestor Cravero, da Argentina; do mesmo autor "Elementos Filatélicos Complejos - Medidas de Seguridad - Mandela y la Cartografía"; de Rogério A. Dedivitis, "Sobibor: Campo de extermínio sem correio"; e "Estou falando grego ou turco?", por Robim Filatelista, Gabriel Pereira - Numifilatelista / Dir. Exec. do CFR.



Clube Filatélico Brusquense, de Brusque, Santa Catarina, cuja ligação que deixei aqui é para a sua página no Facebook, edita e lançou nos últimos dias o «Boletim Filatélico» número 34, referente aos meses de Novembro e Dezembro, com esta capa que nos transporta para o efémero movimento separatista de 1839 no Sul do Brasil, um artigo de Adilcio Cadorin, advogado, historiador e autor de livros sobre a história catarinense, de onde saiu esta imagem de Anita Garibaldi combatendo.

Outros textos compõem a edição dirigida por Jorge Paulo Krieger Filho, que assina: "Vultos Maçons da Revolução Farroupilha"; "A Maçonaria na História Postal", e outros textos e informações. Há ainda um artigo do filatelista, maximafilista e autor português Américo Rebelo, "Chopin Visto Através da Filatelia Portuguesa". As últimas novidades da filatelia brasileira, um espaço de trocas e notícias da vida associativa completam esta edição. 


Sem comentários:

Enviar um comentário