segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Publicações recebidas - Novembro - II

 O associativismo filatélico mundial está a sofrer as consequências desta crise pandémica que veio atrapalhar toda a nossa vida, não só na filatelia mas em todas as áreas e mais ainda quando não há apoios. As publicações associativas dão conta dessas dificuldades, como acontece com os amigos italianos da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara - Circolo Filatelico Indipendente", e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", que em Itália tinham inaugurado há pouco tempo um novo espaço para reuniões. Recebi a publicação que editam regularmente, o «quaderno filatelico» número 159, referente aos meses de Setembro e Outubro, e o número 160 de Novembro que chegou hoje, publicações que para além de divulgarem aspectos da vida associativa, apresenta sempre artigos de fundo sobre vários temas, como este de Massimo Santonastaso nas duas publicações sobre "Stalingrado l'inizio della fine".




Da Áustria chegam estas duas publicações que mostro a seguir, com esta primeira da Associação de Coleccionadores de Selos Danúbio - "Briefmarken Sammler Verein donau", de Viena, o «donau-post» nº 4 de 2020, com esta capa que assinala os "100 Anos do Estúdio Cinematográfico Rosenhügel", tema que é desenvolvido em vários artigos da revista e lembrando alguns dos grandes filmes que saíram desta casa. Mostro ainda a contracapa da publicação que nos dá a conhecer as emissões filatélicas do mês de Outubro dos Correios da Áustria, quase todas as emissões pois falta aqui aquela que divulguei do distanciamento social, a emissão do bloco especial em papel higiénico. Outras notícias e novidades dos correios austríacos, e várias informações da vida associativa completam esta edição.




Agora é o «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreiche» número 11 de 2020, o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine" com esta imagem do Vaticano que está ligada à emissão filatélica que aconteceu no passado dia 20, o bloco com dois selos que também podemos ver nesta capa, "Uma Luz de Paz na Época do Natal", uma emissão conjunta dos Correios Austríacos com a Administração Postal do Vaticano, com trabalho de design gráfico de Kirsten Lubach e impressão de Joh. Enschedé Security Print, dos Países Baixos. Outras emissões do tema Natal foram também lançadas na sede desta federação nestes últimos dias. Outros lançamentos vão acontecer no início de Dezembro, como o do selo que apresenta os bolos de especiarias do Advento. Já começam apresentar o programa das comemorações do centenário desta federação, que vai acontecer com a "Multilaterale ÖVEBRIA 2021", em St. Polten, onde este ano também aconteceu filatelia com grande êxito e respeito pelas regras sanitárias. Vários artigos especializados e notícias da vida associativa completam esta edição.



Da Polónia chega mensalmente a revista «Filatelista», e esta é o número 1177, órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", com esta capa que nos lembra que estamos no Outono, e mostrando esta série de selos da Ilha de Man que representa a indústria dos relógios. Muitos artigos interessantes compõem sempre estas edições, com temas relacionados com a vida polaca e a filatelia ao longo dos anos, as emissões e sobrecargas locais, a aerofilatelia e muitos outros temas, de que destaco desta edição: na área da filatelia polar, as primeiras estações postais do Árctico e da Antárctida; o correio aéreo na Prússia Ocidental, e num outro artigo as actividades do correio aéreo e primeiros voos na Polónia em 1966. Outros artigos e temas completam esta edição, que ainda tem espaço para as notícias associativas e para as listas de novidades de selos e peças filatélicas da Polónia e de muitos outros países.



"Association Internationale des Journalistes Philatéliques" edita o seu órgão oficial «The Philatelic Journalist» e este é o número 163, referente ao mês de Outubro. É uma publicação que divulga junto dos seus associados as várias exposições internacionais que são de interesse para participação, os regulamentos internacionais da Classe de Literatura Filatélica, as conclusões das reuniões da direcção com organismos internacionais, e artigos de membros sobre vários temas. A capa mostra o símbolo do "Dia do Selo em Berna", e a comemoração dos "175 Anos da emissão do selo Pomba de Basileia". Há outras chamadas na capa para artigos no interior da publicação, de que destaco o texto e reportagem da "36ª AEROMPHILA 2020" da autoria de Alexandru Bartoc, Presidente da Comissão de Aerofilatelia da Federação Romena, exposição que aconteceu em Bucareste no mês de Abril.


   


Sem comentários:

Enviar um comentário