sexta-feira, 6 de novembro de 2020

É Tempo de Esperança

 Hoje é o dia em que se assinalam os 500 anos da criação do Correio em Portugal, e nada melhor para o comemorar, como lançar esta emissão especial e inovadora de um bloco que nos dá uma palavra de esperança com um poema de Miguel Torga, de 1951. É o lançamento que acontece hoje dos CTT - Correios de Portugal, com a técnica nunca usada na impressão filatélica, de inserção em grafeno onde está gravado o poema "Contágio".

Nestes tempos difíceis que atravessamos, aí estão os selos a dar um alento e mensagem de esperança que tudo isto vai acabar e vamos voltar à vida normal. Também o excelente trabalho do consagrado artista João Machado, que nos tem dado boas ilustrações para os selos portugueses, nos remete para o isolamento e distanciamento que devemos praticar, para que a pandemia acabe depressa. Este é um trabalho de impressão de Cartor Security Printing, de França, casa  impressora que acompanha estas inovações que cada vez mais surgem nas emissões de selos e peças filatélicas. Esta inserção de grafeno está associada à tecnologia NFC, para ser visionada com aplicação no dispositivo móvel.

E como hoje é dia de celebração para os CTT - Correios de Portugal, e para todos nós que usamos os seus serviços, aqui fica também a imagem do livro "500 Anos do Correio em Portugal", da autoria de Fernando Moura que é historiador, e que foi durante muitos anos o Conservador do Património Artístico e Filatélico do Museu Postal dos CTT, situado na Fundação Portuguesa das Comunicações.




Sem comentários:

Enviar um comentário