quarta-feira, 29 de abril de 2015

Centenário da Aviação Militar Portuguesa

A Força Aérea Portuguesa está a comemorar o seu centenário com várias iniciativas, com exposições, demonstrações, e já houve também uma peça filatélica comemorativa lançada no ano passado. Agora chegou a vez da numismática, com a Imprensa Nacional - Casa da Moeda a lançar uma colecção de dez medalhas, que representam as dez aeronaves mais significativas da História da Aviação Militar Portuguesa. Esta colecção será lançada em cinco datas diferentes, duas medalhas em cada trimestre, desde este mês, até Abril de 2016.

A colecção é de medalhas em Prata Proof de 925 milésimas, da autoria de Baiba Sime, e apresentada em embalagem individual, mas com um outro estojo onde serão colocadas todas as medalhas, e que tem a explicação pormenorizada de cada aeronave. O peso de cada peça é de 26,5g, e a tiragem é limitada a 300 exemplares. O preço de cada peça é de €73,80, e para os clientes que subscrevam a colecção completa, a última medalha é oferta.

As medalhas agora lançadas representam: o Caudron G3, uma aeronave adquirida em França, em 1916, para constituir o núcleo inicial de aviões que equiparam a Escola de Aeronáutica Militar, em Vila Nova da Rainha; e uma aeronave mais recente, o F-16 Fighting Falcon, que está operacional desde 1994, assegurando as funções de soberania do espaço aéreo nacional, e intervindo em operações internacionais da NATO. A Imprensa Nacional - Casa da Moeda contou com o apoio da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea, e a colecção foi apresentada no Museu do Ar, em Sintra, no dia 27 de Abril. As restantes medalhas serão apresentadas aqui, nas datas do seu lançamento.



Sem comentários:

Enviar um comentário