quinta-feira, 2 de abril de 2015

Novidades das Ilhas Faroé

A 23 de Fevereiro, os Correios das Ilhas Faroé lançavam as primeiras emissões de selos deste ano. São quatro emissões comemorativas, três em selos individuais, e uma apresentada em bloco filatélico com quatro selos. E começo por este bloco, que assinala a viagem de George Clayton Atkinson (1808-1877), que realizou em 1833, com outros dois cientistas para estudarem a história natural das Ilhas Faroé e Islândia. William Cookson, William Proctor e Atkinson tinham deixado Newcastle a bordo do navio Peggy, e a sua viagem durou três meses.

Os selos deste bloco mostram esboços feitos por Clayton Atkinson, que depois foram pintados por Thomas Miles Richardson (1784-1848). O desenho desta emissão é de Kim Simonsen e Anker Eli Petersen, e a impressão é da Crator Security Printing, de França.

Uma outra comemoração que se assinala este ano, é os 800 Anos da Magna Carta, um documento que retirou poderes absolutos aos monarcas na Inglaterra, e que se repercutiu por muitos outros países. Este selo, que tem trabalho gráfico de Anker Eli Petersen, reproduz o seguinte excerto do texto: «Nenhum homem livre será detido, preso, expulso, declarado fora da lei e privado da sua propriedade por qualquer maneira, nem processado, excepto pelo julgamento legal dos seus pares e das leis do país». O trabalho de impressão foi da Cartor Security Printing, de França. 

Os 100 Anos do Direito de Voto das Mulheres também foi assinalado com um selo comemorativo, com desenho de Edward Fuglo, e impresso em França, pela Cartor. Por último, uma série de dois selos sobre o novo terminal do Aeroporto de Vágar, que também mostra um avião Airbus 319, que faz a ligação entre Vágar e Copenhaga, e outros destinos europeus. Esta série é apresentada em booklets de oito selos, e tem fotografias de J. H. Hansen, e design de Anker Eli Petersen. A impressão é da Cartor, de França.




Sem comentários:

Enviar um comentário