sexta-feira, 24 de abril de 2015

Fauna do Quirguistão

Há uns dias atrás, dediquei um artigo ao novo operador postal da República do Quirguistão, o Kyrgyz Express Post, que pode emitir selos, e que lançou alguns no final do ano de 2014, de que fiz referência nesse dia. Hoje vou apresentar uma outra emissão, lançada no dia 19 de Novembro, e dedicada à «Fauna do Quirguistão».

São quatro selos, como podem ver na imagem, apresentados individualmente ou em bloco. Foi editado também um sobrescrito de primeiro dia com carimbo alusivo, tudo com trabalho artístico de Vladimir Melnic, e os selos foram impressos na Nova Imprim. Para além de apresentarem os animais, mostram em imagem de fundo as paisagens representativas do habitat natural de cada espécie. Há ainda postais máximos com a imagem do Leopardo, e a bonita carteira anual com as três emissões lançadas em 2014. São peças filatélicas muito bonitas para a filatelia temática, que despertarão muito interesse nos coleccionadores e jovens filatelistas.

São espécies que habitam nesta região da Ásia Central, algumas em perigo de extinção. E podemos ver o Falcão-sacre, uma das espécies mais ameaçadas, o Iaque (Bos grunniens), o Íbex Siberiano, ou Cabra grande e corpolenta, e o Leopardo-das-neves (Panthera uncia), uma espécie em perigo que habita nas grandes altitudes da Ásia Central. Na nossa zona de links, há uma ligação ao site da Kyrgyz Express Post, para poderem ver e adquirir estes selos.





Sem comentários:

Enviar um comentário