quinta-feira, 16 de abril de 2015

Um Novo Operador Postal no Quirguistão

O Quirguistão, ou República Quirguiz, é um país da Ásia Central que integrou até 1991 a antiga União Soviética. Foi o primeiro país, na história da UPU - União Postal Universal, a ter dois operadores postais em todo o seu território, numa decisão do Governo Quirguiz em 2012, e ratificada pela UPU em Maio de 2013. O segundo operador postal é o Kyrgyz Express Post LLC, que a partir de Novembro passado começou a emitir selos postais para a correspondência que transporta.

Nos 175 anos da existência de selos postais, uma comemoração que acontece este ano, e que será celebrada em todo o mundo, nunca tinha havido uma decisão tão importante como esta, de um segundo operador postal num país ter direito a emissão de selos postais.

E foi assim que surgiram estes primeiros selos emitidos pelo Kyrgyz Express Post LLC, a 18 de Novembro de 2014, e que mostramos aqui, bonitas peças filatélicas que muitos filatelistas vão querer começar a coleccionar, e que podem entrar em várias temáticas. E a primeira emissão é de um bloco filatélico comemorativo da decisão para o segundo operador postal, e que assinala ainda os 140 anos da UPU - União Postal Universal, contendo um selo com valor facial e oito vinhetas sem valor, com o texto em várias línguas. A outra emissão é de uma série de quatro selos que mostram Transportes Postais do Quirguistão. Estas emissões têm trabalho artístico do designer Vitaliu Pogolsa, e foram impressas por Nova Imprim. Há ainda uma outra emissão de Novembro passado, sobre Fauna Quirguiz, que mostraremos dentro de dias.


Sem comentários:

Enviar um comentário