quinta-feira, 28 de junho de 2018

A Casa Nórdica e Outras Emissões da Islândia

A Casa Nórdica é uma instituição cultural situada num prédio com o mesmo nome em Reykjavík, para a promoção e cooperação cultural entre os países nórdicos, uma construção projectada pelo arquitecto finlandês Alvar Aalto. O 50º aniversário desta instituição islandesa, é o tema do primeiro selo que mostro nas imagens, posto a circular pelos Correios da Islândia no dia 26 de Abril, num trabalho artístico de Örn Smári Gíslason, e impressão de Cartor Security Printing, de França, que realizou a impressão das outras emissões que destaco hoje.

O selo que assinala a qualificação da Selecção da Islândia para o Campeonato do Mundo de Futebol - Rússia 2018, é outro excelente trabalho artístico do amigo Örn Smári Gíslasom, que esteve a passar férias recentemente em Portugal. A ilustração deste selo foi da Selecção da Islândia. E a seguir mostro a imagem de um bloco filatélico, também com design de Örn Smári Gíslason, comemorativo da Exposição Filatélica "NORDIA 2018", que este ano teve lugar no Asgardur Sports Hall, em Gardabaer, na Islândia, de 8 a 10 de Junho, esta bonita peça filatélica que apresenta desenhos de Ríkhardur Jónsson e Gunnar Klaengsson. A imagem é de um bordado representando a vida numa quinta, de Pórdís Egilsdóttir (1878-1961), um dos principais artistas de bordados da Islândia.

Outros selos foram emitidos na mesma data, como esta segunda série de dois selos que representa animais bebés, o bezerro e o cordeiro, que as crianças podem admirar no Parque Familiar e no Jardim Zoológico de Reykjavík. Este é um trabalho de design de Hlynur Ólafsson, com fotos de Bára K. Kristinsdóttir. A sétima emissão da série turística, apresenta duas actividades que podem ser feitas na Islândia, andar de caiaque e a espeleologia, nestes dois selos com trabalho gráfico de Oscar Bjarnason.

A Cidade de Siglufjördur, no Norte da Islândia, está a comemorar os cem anos de existência, com este selo que apresenta trabalho artístico de Elsa Nielsen. O último selo assinala os "250 Anos da Morte de Eggert Ólafsson (1726-1768)", um poeta, escritor e naturalista islandês, das Ilhas Svefneyjar. Este é um trabalho do designer Tryggvi T. Tryggvason. Eggert Ólafsson estudou ciências naturais e outras áreas na Universidade de Copenhaga, e foi um dos primeiros defensores do iluminismo na Islândia e fervoroso patriota.









Sem comentários:

Enviar um comentário