terça-feira, 26 de junho de 2018

Publicações recebidas - Junho - III

Com um pouco de atraso, hoje é dia de divulgar as excelentes publicações filatélicas recebidas este mês, como a «Topical Time» nº 409, dos meses de Maio e Junho, o número 3 do volume 69 deste órgão oficial da "ATA - American Topical Association", que mostra na capa um detalhe da pintura mural "Unloading the Mail" (Descarregando o Correio), de 1936, da autoria do artista Reginald Marsh (1898-1954), no Edifício Federal Ariel Rios, em Washington, D.C..

Como sempre, apresenta bons artigos sobre vários temas, com muitas imagens de peças filatélicas para ilustrar, de que destaco desta edição "60 Anos de Imagens da Terra por Satélites", de Don Hillger e Garry Toth, e a "História das Borboletas e Traças", de Vladimir Kachan, da Bielorrússia. A "APS StampShow/NTSS 2018", e a preparação deste grande evento filatélico, também está em destaque nesta edição.

Da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Philatelistów", recebi o número 6 de 2018 (1148) de «Filatelista», o órgão oficial desta federação filatélica dirigido por Agnieszka Magiera. Esta é outra publicação mensal recheada de bons artigos de história postal, filatelia temática e estudos especializados, assim como muita informação das actividades associativas da filatelia polaca, e uma boa área de informação de novidades nacionais e internacionais.

Um dos artigos que destaco é de Janusz Berbeka, sobre as variações de impressão de um bloco filatélico da Polónia, comemorativo da Medalha de Prata da Selecção Polaca no Mundial de Futebol de 1974, um texto que vem a propósito deste tempo de futebol que vivemos actualmente. Outra área que está sempre presente nestas edições, é sobre as guerras mundiais e a filatelia que daí aproveitamos, desta vez com um artigo de Mariam Wawrzynkowski sobre a Guerra no Mar.

A "Federação Filatélica da Coreia do Sul" edita «Philatelic Monthly Woopyo», e este é o número 629, referente a Junho. O editorial é sobre o "Postcrossing", o sistema de trocas de postais criado por Paulo Magalhães, que é um sucesso em todo o mundo, e que também tinha de chegar às páginas desta publicação filatélica coreana, como fenómeno global que é. Outro tema que continua a ser tratado nestas publicações, é sobre os Jogos Olímpicos de Inverno que aconteceram neste país, e que tem desenvolvimento pelas peças filatélicas emitidas nos últimos tempos.

A participação coreana na Exposição Filatélica de Toda a China "CHANGZHOU 2018" também é destacada, assim como outras notícias da filatelia nacional, asiática e internacional. Nos últimos números desta revista, têm incluído artigos sobre os Regulamentos FIP de várias áreas, uma matéria muito importante para os coleccionadores que desejam expor internacionalmente. A Aerofilatelia e outras áreas do coleccionismo também estão sempre presentes.

A última publicação, é o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", o «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» número 6 de 2018, com esta capa que homenageia o poeta austríaco Peter Rosegger, quando passam cem anos da sua morte. Uma outra emissão de um selo tem chamada na capa, a dos trajes típicos da região de Thayatal, que foi posto a circular no dia 24 deste mês.

A História Postal e a Filatelia Temática estão sempre presentes nestas publicações, com artigos de grande qualidade e que abordam vários temas e colecções, mas também a Filatelia Juvenil, e a participação dos jovens coleccionadores nas actividades da federação. Outros destaques desta publicação, vão para a vida associativa dos filatelistas austríacos, sempre com exposições e edições personalizadas de selos comemorativos, e para o suplemento "Album", que nos dá a informação de toda a edição e programação filatélica dos Correios da Áustria.




Sem comentários:

Enviar um comentário