terça-feira, 12 de junho de 2018

Campeonato do Mundo de Futebol

Está prestes a começar o "Campeonato do Mundo de Futebol - RUSSIA 2018", e muitas Administrações Postais já lançaram selos comemorativos, apoiando as suas selecções ou simplesmente divulgando este grande acontecimento desportivo mundial. A Rússia está a receber pela primeira vez este Campeonato FIFA, que reúne trinta e duas selecções nacionais. Este é o tema da nossa página de hoje, embora já tenha mostrado algumas emissões, e vou continuar a divulgar à medida que me forem chegando notícias e imagens.

E a primeira imagem é do Brasil, o único país que participou em todas as 21 fases finais desta competição, e que venceu cinco vezes. Os Correios do Brasil vão lançar no dia 14 esta série de dois selos se-tenant, um trabalho artístico de Daniel Effi, designer gráfico dos Correios, que representa nos selos o percurso da Selecção Brasileira na Rússia, com os locais onde vai jogar, desde Rostov do Don, passando por São Petersburgo, e com a imagem de Moscovo, que será o palco da final. A impressão é da Casa da Moeda do Brasil. Houve um pré-lançamento desta emissão no dia 9, em Santa Efigénia, Belo Horizonte, na festa "Po Russki", que contou com a participação da música, dança e gastronomia deste país.



A Rússia lançou em 2017 estes blocos filatélicos que mostro a seguir, e que representam a mascote oficial da competição, num trabalho de design de Olga Shushlebina. O primeiro foi lançado a 7 de Fevereiro, e o segundo a 15 de Novembro, numa carteira especial com este bloco impresso num sistema Lenticular 3D, que dá para ver a mascote a chutar a bola. Esta informação e imagens chegaram através do Blog do amigo Carlos Silvano, "New Stamps with Lighthouses", que recomendo vivamente.




Para finalizar, mostro a imagem do Sobrescrito de Primeiro Dia (FDC - First Day Cover) com a emissão de dois selos dos Correios do Líbano, um lançamento que será realizado amanhã, dia 13 de Junho. As tiragens dos selos são de trinta mil exemplares para cada valor facial, e do FDC serão lançados seiscentos exemplares.

Sem comentários:

Enviar um comentário