terça-feira, 19 de junho de 2018

O Centenário da Associação Cristã da Mocidade

A Associação Cristã da Mocidade, de Coimbra, vai celebrar amanhã, dia 20 de Junho, o centenário da sua fundação, com várias actividades onde se inclui a filatelia, com a participação da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, que levará à sede da ACM, na Rua Alexandre Herculano, em Coimbra, uma Mostra Filatélica do tema Desporto e das modalidades praticadas na associação, e reproduções dos primeiros selos portugueses e do primeiro selo do mundo, o inglês "Penny Black".

Haverá Posto de Correio com o carimbo comemorativo que mostro aqui, e que já tinha divulgado há dois dias, e uma exposição de balanças usadas pelos correios ao longo dos tempos. A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra tem um papel fundamental na divulgação da filatelia nesta região de Portugal, assim como o seu Clube de Coleccionadores de Carimbos Comemorativos, que a nível nacional e internacional divulga estas peças filatélicas tão importantes nas colecções temáticas.

O Movimento Acemista surgiu em Inglaterra no século XIX, e desde então espalhou-se por todo o mundo, organizado em federações e associações nacionais filiadas na Aliança Mundial das ACM's, para o desenvolvimento espiritual, intelectual e físico dos jovens. A Associação de Coimbra tem desenvolvido um grande trabalho na integração dos jovens nas áreas da cultura e desporto, obtendo a Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra, em 1993, entre outros prémios.

Sem comentários:

Enviar um comentário