segunda-feira, 4 de junho de 2018

PARIS - PHILEX 2018

O Centro de Exposições "Porte de Versailles", em Paris, vai receber esta semana, de 7 a 10 de Junho, a "PARIS - PHILEX 2018", numa organização da CNEP - Chambre syndicale française des Négociants et Experts en Philatélie, da FFAP - Fédération Française des Associations Philatéliques, dos Correios de França - La Poste, e da ADPHILE - Association pour le Développement de la Philatélie. Durante estes dias vão estar em exibição a "Exposição Nacional e o Campeonato de França de Filatelia 2018", e paralelamente realiza-se o "91º Congresso da Federação Francesa".

Portugal e Bélgica são os dois países convidados de honra deste grande evento filatélico, que vai ter também um grande espaço de comércio com casas filatélicas francesas e estrangeiras, assim como stands de Administrações Postais que lançam peças filatélicas alusivas ao evento. Haverá conferências e reuniões temáticas, com a presença de membros da Academia de Filatelia e do Museu Postal de França, várias animações durante os dias da exposição, e a presença sempre muito aguardada dos artistas desenhadores de selos.

Os Correios de França - La Poste vão lançar nestes próximos dias várias emissões filatélicas associadas a este evento, e os parceiros na organização, a CNEP e a Federação também lançam os seus blocos personalizados comemorativos da "PARIS - PHILEX 2018". Daqui destaco e mostro nas imagens: o bloco filatélico, "Bloc Doré", que nos mostra na imagem de fundo o Grand Palais, e selos antigos emitidos entre 1939 e 1956, que valorizam a memória filatélica e o património parisiense, num trabalho criativo de Sylvie Patte e Tanguy Besset; o segundo bloco tem trabalho gráfico de Valérie Besser, os "Órfãos de Guerra", uma emissão que foi lançada por altura da Primeira Guerra Mundial, e que agora assinala o centenário; por último, mostro o selo "Palácio do Eliseu", construído entre 1718 e 1722, e que tem uma vinheta comemorativa do "91º Congresso da FFAP", num trabalho artístico de Yves Beaujard.




Sem comentários:

Enviar um comentário