sábado, 16 de junho de 2018

Publicações recebidas - Junho - II

Estas são duas das várias excelentes publicações filatélicas que recebo regularmente, e dentro de dias divulgarei outras que também estão a chegar. A publicação «FILACAP» é o órgão oficial da "Associação Cultural FILACAP", de Cachoeira Paulista, no Brasil, e este número 194 é referente a Março, um órgão da imprensa filatélica brasileira dirigida pelo Prof. José Maurício do Prado, um grande e valioso trabalho de divulgação da filatelia. A capa mostra um interessante artigo de Reinaldo Jacob sobre um ditado popular que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, "A cobra vai fumar", relacionado com a participação da FEB - Força Expedicionária Brasileira, no conflito mundial.

Entre os vários artigos apresentados nesta edição, todos de grande qualidade e interesse para os coleccionadores, destaco: a Parte IV do artigo de Fábio Flosi "As exposições BRAPEX ao longo dos anos", uma série de cinco artigos que analisa estas exposições, e mostra as peças filatélicas emitidas para comemorar estes eventos; do Dr. Roberto António Aniche, a primeira parte do artigo "O Deficiente Físico na Filatelia - Ano Internacional da Pessoa Deficiente - AIPD", um tema que já divulguei no final do mês passado, e do mesmo autor; e "O farol de Santa Marta - Laguna/SC", de Aluisio Queiroga, um artigo que divulga a maximafilia brasileira. Outros temas e informações completam esta publicação.

De Itália chega mensalmente a publicação «quaderno filatelico», o órgão de divulgação da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", e este é o número 133. Destaque na primeira página para a comemoração dos noventa anos da expedição polar de Umberto Nobile, a bordo do Dirigível "Itália", o tema do livro de Emilio Milisenda que nos dá a conhecer a história, os documentos postais e gerais, e outras curiosidades desta expedição. Este é um tema que é tratado noutras páginas desta publicação, e que eu também já dediquei uma destas nossas páginas de filatelia.

Os temas do Panda e do WWF também estão presentes nesta edição, com um trabalho desenvolvido por uma associação francesa e por Jérôme Poulle, de apoio e protecção a esta espécie tão ameaçada de extinção, e a emissão finlandesa de selos que mostra animais da série WWF, a Raposa-do-árctico, a Coruja-das-neves e o Salmão do Atlântico Norte. São temas muito apreciados e desenvolvidos por estes nossos amigos filatelistas italianos e franceses, que editam muitas peças filatélicas e personalizadas sobre esta temática. Outras informações da vida associativa completam esta edição.


Sem comentários:

Enviar um comentário