terça-feira, 5 de junho de 2018

Novidades dos Correios da Croácia

Lembram-se do Professor Balthazar? Era uma série de animação que as televisões de vários países exibiram nos anos 60 e 70, está agora a fazer 50 anos que foi criada nos Estúdios Zabreb Film, em co-autoria pelos desenhadores Zlatko Grgic, Zlatko Bourek, Boris Kolar, Tomica Simovic e Ante Zaninovic. Era uma série muito popular entre as crianças, pois as invenções do Professor Balthazar nem sempre corriam bem, mas tinham sempre uma mensagem de respeito pelos outros e não-violência. Este selo tem trabalho artístico de Alenka Lalic, designer de Zagreb, e foi posto a circular no dia 3 de Maio.

A "Emissão Europa 2018" dos Correios da Croácia - Hrvatska Posta, apresenta estes dois selos com a Ponte de Pedra, sobre o Rio Dobra, construída entre 1718 e 1738 pelo arquitecto Matija Antun Weiss (1661-1738), e a Ponte Dr. Franjo Tudman, em Dubrovnik, construída a partir de 1989, com projecto de Zlatko Savor, da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Zagreb. O autor do design da emissão é Dean Roksandic, e os fotógrafos foram Mario Romulic e Drazen Stojcic. O primeiro dia de emissão foi a 2 de Maio.

A protecção  dos produtos agrícolas e da alimentação croatas, é o tema desta emissão filatélica de três selos, lançada no dia 12 de Abril, com design de Duje Segvic, de Split, e com fotografias de Duje Segvic, Edo Segvic e Walter Salkovic. E assim temos: as tangerinas do Vale de Neretva, um produto singular que é o resultado de factores ambientais específicos deste vale; o presunto Dálmata, produzido dentro da área geográfica dos Condados da Dalmácia e da Cidade de Novalja; e o azeite virgem extra das árvores autóctones da Ilha de Cres.



Sem comentários:

Enviar um comentário